António Morgado volta a vencer na etapa 2 da Vuelta a Asturias!
O português António Morgado (UAE Team Emirates) venceu a segunda etapa da Vuelta a Asturias, uma ligação de 199km entre Ribera de Arriba e Ribadesella, batendo ao sprint o espanhol Albert Torres (Movistar Team). O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) foi lançar o português e ainda foi 3º.
Fuga do dia e mudança nas condições climatéricas
A segunda jornada da Vuelta a Asturias começou com diversas tentativas de ataque com Paul Ourselin (TotalEnergies), Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma), Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi), Mulu Hailemichael (Caja Rural – Seguros RGA) e Eduardo Perez-Landaluce (Sidi Ali-Unlock Team) a formarem a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates.
A chuva acabou por aparecer e começou a deixar marca nos ciclistas. O vento e o frio também não ajudavam A 60km do fim, a vantagem dos fugitivos do dia era de apenas 1:30. O pelotão acabou por aumentar o ritmo e a diferença para o grupo da frente começou a diminuir. A cerca de 25km para o fim, os cinco da frente foram alcançados.
Samuel Fernandez tenta a sua sorte de longe, mas etapa é decidida ao sprint
A 20km da meta, Samuel Fernandez (Caja Rural – Seguros RGA) atacou e isolou-se na frente da corrida. O espanhol conseguiu uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. O ritmo da corrida voltou a aumentar novamente e, nos últimos kms, Fernandez foi alcançado.
Nos metros finais, Isaac Del Toro assumiu o comando do pelotão e começou a lançar o sprint de António Morgado. O português lançou o sprint final com Albert Torres na sua roda. O espanhol não teve capacidade para passar Morgado que conquistou assim a segunda etapa da Vuelta a Asturias. Depois de ter lançado o português, Del Toro ainda conseguiu aguentar o bom sprint de Gonzalo Serrano (Movistar Team) para ser 3º.
Mathias Bregnhoj (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi o melhor ciclista das equipas portuguesas na etapa e terminou em 13º. Oliver Rees (Sabgal – Anicolor Cycling Team) também se envolveu no sprint e foi 15º. Duarte Domingues (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 34º com o mesmo tempo do vencedor. Fábio Oliveira e Diogo Gonçalves (ABTF Betão – Feirense) e Gabriel Baptista (Sabgal – Anicolor Cycling Team) chegaram todos no mesmo grupo a 11:34.
Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) chegou seguro no pelotão e foi 32º. José Manuel Diaz (Burgos-BH) tinha perdido tempo ontem devido a uma queda, nos últimos kms, mas a organização acabou por decidir dar o mesmo tempo ao espanhol de Eric Fagundez (Burgos-BH) e Afonso Eulálio na meta. Diaz tinha conquistado 2s de bonificação na etapa 1 e, por este motivo, o português é agora 5º a 1:18 na geral.
Isaac Del Toro manteve a liderança da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude da Vuelta a Asturias. Ibon Ruiz manteve a liderança da classificação da montanha e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.
Pódio da etapa 2 da Vuelta a Asturias
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency