Emanuel Duarte vence na Franqueira e é o novo líder do GP “O Jogo”!
Emanuel Duarte (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) venceu a etapa 3 do GP “O Jogo”, uma jornada de 147,8km com partida e chegada no Monte da Franqueira, em Barcelos, batendo ao sprint Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista) na segunda categoria local. Tiago Antunes (Efapel Cycling) foi o terceiro do grupo de 22 ciclistas, a apenas 1s do vencedor. O triunfo permitiu a Emanuel regressar à liderança da geral.
Começo rápido, mas difícil formar-se uma fuga
A terceira etapa do GP “O Jogo” trouxe-nos um dia rápido no Minho. A jornada começou com um ritmo elevado, e várias tentativas de fuga. Leangel Liñarez e Nicolas Saenz (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) foram os primeiros a tentar escapar, mas sem sucesso. As tentativas foram sucedendo com o pelotão a chegar às metas intermédias. André Rodrigues (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Reol / Bolf) venceu o sprint de Vila Verde, e logo de seguida César Fonte a subida de Portela do Vade.
Foi após essa primeira subida que começou a surgir a primeira fuga do dia. Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense), Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Noah Campos (Kelly – Simoldes – UDO) e Jesus del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) foram os primeiros a ter liberdade para escapar. Os cinco rodaram juntos alguns kms até o ciclista da equipa da Feira ter decidido seguir a solo.
Nova fuga a solo, agora quase até final
Com Fábio sozinho, os restantes elementos ficaram espalhados pela estrada e foram absorvidos pelo pelotão. Fábio venceu a Meta Autarquias de Arcos de Valdevez, e resistiu até ser alcançado a 80km do fim. Logo após esse momento, Francisco Morais (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) contra-atacou e escapou em solitário. O ciclista da equipa de Mortágua conseguiu cerca de 1:30 de vantagem, mas foi alcançado já na subida final à Franqueira.
Durante a aventura, o ciclista da equipa de Mortágua venceu o último sprint intermédio em Balugães. A aproximação à subida trouxe alguns nervos ao pelotão. O líder da geral, Artem Nych (Sabgal – Anicolor), e o terceiro classificado, Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) sofreram avarias, e acabaram forçados a perseguir o pelotão subida acima.
Subida rápida, e com final num pequeno grupo ao sprint
A Efapel entrou na frente nos primeiros metros de subida, até a Sabgal – Anicolor ter recuperado. Também a Credibom – LA Alumínios – Marcos Car passou pela frente, com o pelotão a ficar cada vez mais reduzido. Um ou outro ataque também sucedeu, mas ninguém se conseguiu isolar. Já nos metros finais, os homens mais rápidos foram subindo no grupo. Emanuel Duarte foi quem se lançou em busca da vitória, conseguida com uma roda sobre Francisco Peñuela. O venezuelano ficou fechado, mas ainda teve a força para discutir a vitória. Nych e Gomes ainda conseguiram chegar ao grupo, não perdendo mais tempo para os rivais.
A vitória de etapa colocou Emanuel Duarte de novo na liderança do GP “O Jogo”. O ciclista da equipa do Seixal é também o novo o líder por pontos. André Ribeiro (Kelly – Simoldes – UDO) mantém-se líder da montanha, Daniel Dias dos Sprints Intermédios e das Metas Autarquias. Daniel Martin Muriel (Zamora Enamora) é agora o melhor jovem, e a AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense mantém-se a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Carlos Carneiro / Global Imagens