Richard Carapaz conquista o Leysin! Carlos Rodriguez é o novo líder do Tour de Romandie!

O equatoriano Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) venceu a quarta etapa do Tour de Romandie, uma ligação de 151.7km entre Saillon e Leysin, após protagonizar um grande ataque a 2.2km da meta e aguentar o forte ritmo do alemão Florian Lipowitz (Bora – Hansgrohe), nos metros finais. O espanhol Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) foi 3º a 10s e subiu assim para a liderança do Tour de Romandie.

Nelson Oliveira na fuga do dia

A quarta etapa do Tour de Romandie começou com um ritmo alto. A 140km do fim, Nelson Oliveira (Movistar Team), Raúl Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels) e Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike) atacaram e formaram a fuga do dia. 6km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Nelson foi buscar a pontuação máxima. A 130km do fim, Juri Hollmann (Alpecin – Deceuninck) fez a ponte para o grupo da frente. 6km depois, Josef Cerny (Soudal Quick-Step) e Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) também se juntaram aos fugitivos do dia.

A 106km do fim, na primeira contagem do dia, Lemmen foi o primeiro a passar no topo. Hollmann, Cerny e Godon acabaram por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foram alcançados. 11km depois, Nelson atacou e isolou-se na frente da corrida. Godon e Clément Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale) saíram do pelotão e chegaram a Garcia Pierna e Lemmen. A 76km do fim, Nelson foi alcançado pelos perseguidores. 3km depois, na segunda contagem do dia, Lemmen foi o primeiro a passar no alto.

A fuga da etapa 4 do Tour de Romandie com Raúl Garcia Pierna e Nelson Oliveira em destaque (Foto: Getty Images)
A fuga da etapa 4 do Tour de Romandie com Raúl Garcia Pierna e Nelson Oliveira em destaque (Foto: Getty Images)

Fuga começa a partir e Ineos Grenadiers acelera no pelotão

A 58km do fim, Godon perdeu o contacto com o grupo da frente. 2km depois, Nelson e Garcia Pierna também acabaram por ceder. Poucos metros depois, Lemmen deixou de ter capacidade para seguir Berthet. A 52km do fim, na terceira contagem do dia, o francês foi o primeiro a passar no topo. Lemmen acabou por ficar a pé e Nelson acabou por passar direto pelo neerlandês. 4km depois, a Ineos Grenadiers acelerou e Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) perdia o contacto com o pelotão.

A 45km do fim, Berthet foi o primeiro a passar no alto da quarta contagem do dia. Logo a seguir, Nelson Oliveira acabou por ser alcançado pelo pelotão. A 32km do fim, no último sprint intermédio do dia, Berthet foi buscar a pontuação máxima. A Ineos Grenadiers continuava no comando do pelotão e era a equipa que tinha mais elementos.

Ineos Grenadiers deixa o camisola amarela em dificuldades na subida final

A 13.8km da meta, Berthet entrou no Leysin com uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão. A cerca de 6km para a meta, Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) aumentou o ritmo do pelotão. Poucos metros depois, Berthet foi alcançado. Jai Hindley (Bora – Hansgrohe), Lenny Martinez e David Gaudu (Groupama – FDJ) e Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) estavam em dificuldades na cauda do grupo.

A 5.2km da meta, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Poucos metros depois, Carlos Rodriguez viu que Juan Ayuso (UAE Team Emirates) estava a passar mal e fez a ponte para Bernal com Richard Carapaz e Florian Lipowitz. Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) mostrou-se ao serviço de Ayuso e os dois com Enric Mas (Movistar Team) e Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) chegaram aos quatro da frente. Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step), Adam Yates (Ineos Grenadiers) e Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels) também conseguir chegar à frente da corrida.

Ataque de Lipowitz parte o grupo e Ayuso fica a pé

A 4km da meta, Egan Bernal aumentou ainda mais o ritmo e Adam Yates, Sivakov e Cristian Rodriguez acabaram por ceder. 800 metros depois, Van Wilder também perdia o contacto. Logo a seguir, Lipowitz atacou e foi seguido por Carapaz. Carlos Rodriguez não foi ao choque e rapidamente chegou aos dois. Ayuso estava em bastante dificuldades e nem conseguia seguir Vlasov e Mas que tentava chegar ao trio da frente.

Egan Bernal fez um fantástico trabalho em prol de Carlos Rodriguez na subida final (Foto: Getty Images)
Egan Bernal fez um fantástico trabalho em prol de Carlos Rodriguez na subida final (Foto: Getty Images)

A 2.8km da meta, Carlos Rodriguez assumiu o comando do grupo, para que a vantagem sobre Ayuso pudesse aumentar. Carapaz e Lipowitz seguiam facilmente na roda do espanhol. Ayuso acabou por ser alcançado por Van Wilder e Bernal. O espanhol também começou a deixar de ter capacidade para seguir o belga e o colombiano e foi obrigado a abrir para o lado.

Ataque decisivo de Carapaz, Lipowitz quase faz o impossível e Rodriguez é o novo líder

A 2.2km da meta, Carapaz atacou e isolou-se na frente da corrida. Rodriguez assumiu a perseguição com Lipowitz na roda e os dois não estavam muito longe. Mas e Vlasov estavam a colaborar e mantinham-se perto do espanhol e do alemão. Ayuso acabou por receber a companhia de Adam Yates, Sivakov, Cristian Rodriguez e Tao Geoghegan Hart.

Ataque de Richard Carapaz na etapa rainha do Tour de Romandie (Foto: Getty Images)
Ataque de Richard Carapaz na etapa rainha do Tour de Romandie (Foto: Getty Images)

Carlos Rodriguez continuava a comandar a perseguição e Carapaz tinha cerca de 10s de vantagem a 1km da meta. 650 metros depois, Lipowitz atacou e ia em busca do equatoriano. O alemão estava a fazer uma grande recuperação, mas acabou por não conseguiu passar Carapaz que regressou assim às vitórias no World Tour, quase 2 anos depois, na etapa 4 do Tour de Romandie. Carlos Rodriguez fechou o pódio a 10s. Mas chegou com Vlasov a 14s. Bernal ainda conseguiu ser 6º a 27s. Ayuso ainda foi ultrapassado por Tao Hart e Gaudu. O espanhol foi apenas 11º a 44s.

Nelson Oliveira foi 46º a 11:28 e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 128º a 28:51.

Carlos Rodriguez é o novo líder da classificação geral e parte para a última do Tour de Romandie com 7s sobre Aleksandr Vlasov e 9s sobre Florian Lipowitz. O espanhol também lidera a juventude. Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale) segue líder da classificação por pontos e Juri Hollmann manteve a liderança da classificação da montanha. A UAE Team Emirates é a melhor equipa.

Carlos Rodriguez é o novo camisola amarela do Tour de Romandie (Foto: Getty Images)
Carlos Rodriguez é o novo camisola amarela do Tour de Romandie (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock