Frank van den Broek vence etapa rainha e é o novo líder do Tour of Turkiye!

O neerlandês Frank van den Broek (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a sexta etapa do Tour of Turkiye, uma ligação de 160.1km entre Kusadasi e Manisa, batendo ao sprint o eritreu Merhawi Kudus (Terengganu Cycling Team). O britânico Paul Double (Team Polti Kometa) fechou o pódio a 3s.

Fuga só se consegue formar ao km 49

A sexta etapa do Tour of Turkiye começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A cerca de 130km para o fim, Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) saltou do pelotão, mas não ficou muitos kms na frente da corrida. 5km depois, no sprint bonificado do dia, Timothy Dupont (Tarteletto – Isorex) foi o mais forte.

A 111km do fim, Jonas Rickaert (Alpecin – Deceuninck), Negasi Abreha (Q36.5 Pro Cycling Team), Petros Mengs (Beykoz Belediyesi Spor Turkiye), Norbert Banaszek (Mazowsze Serce Polski) e Feritcan Samli (Spor Toto Cycling Team) atacaram e formaram a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão. 61km depois, no sprint intermédio do dia, Samli foi buscar a pontuação máxima. Poucos kms depois, na primeira contagem do dia, Mengs foi o primeiro a passar no topo.

Fuga começa a perder elementos e pelotão acelera para a subida final

A 30km do fim, Samli e Banaszek perderam o contacto com a frente da corrida. 8km depois, o ritmo da corrida aumentou com o português Iúri Leitão a comandar o pelotão. A 14km da meta, os ciclistas entraram na subida final, o Spil Dagi, que tem como pendente média 7.1%. Os três da frente tinham 1:10 de vantagem sobre o pelotão. 1km depois, Rickaert deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente.

A 11km da meta, Abreha isolou-se na frente da corrida. No pelotão, o ritmo era elevado e como esperado, Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich PostNL) perdia o contacto. 1km depois, Filippo Conca (Q36.5 Pro Cycling Team) atacou e chegou ao seu colega de equipa. Poucos metros depois, Abreha deixou de ter capacidade para seguir o italiano. A 8km da meta, Samuele Zoccarato (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) saltou do pelotão e chegou a Conca.

Ataques começam a acontecer e alguns favoritos cedem

A 7km da meta, Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Zoccarato conseguiu largar Conca. Poucos metros depois, Martin Lopez (Astana Qazaqstan Team) saiu do pelotão e rapidamente passou por Conca e Zoccarato. Os dois italianos foram alcançados pelo pelotão que era comandado pela Burgos-BH. A 4km da meta, ataques começaram a acontecer no pelotão que começou a partir. Victor Langellotti (Burgos – BH) estava a passar dificuldades e Cepeda já perdia o contacto.

Logo a seguir, Merwaki Kudus atacou e rapidamente chegou a Lopez. Um grupo composto por Frank van den Broek, Paul Double, Vadim Pronskiy (Astana Qazaqstan Team) e Metkel Eyob (Terengganu Cycling Team) perseguia o duo da frente. A 3km da meta, Lopez cedeu e foi alcançado pelo grupo perseguidor. Poucos metros depois, Double acelerou e foi seguido apenas por Van den Broek.

Junção na frente da corrida e etapa é decidida ao sprint

A 2km da meta, os dois chegaram a Kudus e Double rapidamente aumentou o ritmo. Van den Broek e Kudus conseguiram resistir ao ritmo do britânico e acabaram a discutir a etapa ao sprint. Van den Broek lançou o sprint final e Kudus seguiu a sua roda. O eritreu não conseguiu passar o neerlandês que deu assim a quarta vitória à Team DSM-Firmenich PostNL no Tour of Turkiye. Double não teve capacidade para sprintar e foi assim 3º a 3s.

Metkel Eyob surpreendeu e bateu Martin Lopez ao sprint para ser 4º a 14s. Destaca-se a excelente subida de Lander Loockx (TDT-Unibet) que foi 7º a 16s. O jovem austríaco, Alexander Hajek (Bora – Hansgrohe) também esteve muito bem e foi 9º a 16s. Victor Langellotti foi 11º a 34s. Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team) foi apenas 19º a 46s e Jefferson Cepeda 33º a 2:07.

Iúri Leitão teve um dia de trabalho e foi 144º a 24:36.

Frank van den Broek é o novo líder da classificação geral do Tour of Turkiye. Giovanni Lonardi (Team Polti Kometa) manteve a liderança da classificação por pontos e a Q36.5 Pro Cycling Team é a melhor equipa. Vinzent Dorn (Bike Aid) manteve a liderança da classificação da montanha e da classificação dos sprints intermédios.

Frank van den Broek é o novo camisola azul do Tour of Turkiye
Frank van den Broek é o novo camisola azul do Tour of Turkiye

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock