Daniel Moreira vence etapa 3 e Enrique Maranchon é mais líder da Volta ao Concelho de Loulé!
O jovem português Daniel Moreira (Paredes / Fortunna) venceu a etapa 3 da Volta ao Concelho de Loulé, uma jornada de 76,3km com partida em Quarteira e chegada em Loulé, após bater ao sprint os espanhois José Pina (Valverde Team | Ricardo Fuentes U19) e o líder da geral Enrique Maranchon (Picusa Academy). Apesar de não haver bonificações, Maranchon aumentou a sua liderança em 3s, em véspera da derradeira etapa.
Duas fugas e luta intensa pela montanha
A etapa 3 da Volta ao Concelho de Loulé começou com um ritmo elevado e inúmeros ataques. Uma primeira fuga formou-se nos kms iniciais com Guilherme Lino (Landeiro | KTM | Matias&Araújo), Finlay Hawker (Team Junior Ciudad Talavera), Daniel Nieto (Valverde Team | Ricardo Fuentes U19), Carter Barnes (Picusa Academy) e Eleazar Jimenez (Polti – Kometa U19). Ao km 21,4 surgiu a segunda categoria de Santa Bárbara de Nexe, onde Lino bateu Barnes.
A fuga teria o seu fim pouco depois, mas uma nova iniciativa surgiu por Elias Caballero (Valverde Team | Ricardo Fuentes U19). O espanhol aguentou pouco tempo na frente, mas venceria o sprint intermédio de Amendoeira, ao km 32,7. Com cerca de 40km pela frente, Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo), João Anunciação (ABTF Betão – Bairrada) e Juan Lopez (Valverde Team | Ricardo Fuentes U19) atacaram e formaram nova fuga.
Os três conseguiram alguma vantagem sobre o pelotão, e disputaram a terceira categoria de Arneirinha, a 26km do fim. Gonçalo ganhou uma ligeira vantagem na fase final de subida, e foi primeiro. 10km depois surgiu o sprint intermédio de Tôr, com o espanhol a ser primeiro. O trio foi apanhado pouco depois, ainda antes do início da segunda categoria de Parrangil. Na última subida do dia, as equipas na disputa da geral voltaram a aumentar o ritmo, mas foi Guilherme Lino novamente o primeiro na contagem, para garantir a subida ao pódio.
Final ao sprint e vitória portuguesa
Os últimos 8km não registaram grandes alterações à situação de corrida, dando-se um final ao sprint. O pelotão de cerca de 50 unidades manteve um ritmo alto, não deixando ninguém sair. O sprint final voltou a ser intenso, mas Daniel Moreira levou desta feita a melhor e bateu José Pina nos metros finais! O líder da geral chegou logo atrás na terceira posição, evitando cortes de tempo.
Na geral, Maranchon é mais líder, tendo agora 1:21 sobre Luis Lajarin (Valverde Team | Ricardo Fuentes U19). Tiago Carmo (ABTF Betão – Bairrada) cedeu 24s, e caiu para o oitavo posto. Maranchon comanda também por pontos e na juventude, enquanto Guilherme Lino é o novo líder da montanha. A Picusa Academy comanda coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Loulé Compromisso com o Desporto