Brandon McNulty em grande forma conquista o GP Miguel Indurain!
O americano Brandon McNulty (UAE Team Emirates) venceu o GP Miguel Indurain, uma clássica de 203.9km com partida e chegada em Estella – Lizarra, batendo ao sprint o belga Maxim Van Gils (Lotto Dstny). O britânico Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) fechou o pódio a 2s.
O GP Miguel Indurain começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. O português Duarte Domingues (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi um dos ciclistas que tentou formar a fuga do dia. A 178km do fim, Julius Johansen (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Louis Leidert (Lidl – Trek), Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi), Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team), Javier Serrano (Team Polti Kometa), Jetse Bol (Burgos – BH) e José Garcia (Illes Balears Arabay Cycling) atacaram e formaram a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de quase 7:00 sobre o pelotão.

A 100km do fim, Garcia perdeu o contacto com o grupo da frente. 40km depois, Serrano também deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. A 50km do fim, Azparren e Leidert perderam o contacto com o grupo da frente. Johansen também cedeu, mas o dinamarquês não estava longe de Bol e Juaristi. 5km depois, a diferença entre os cinco da frente e o pelotão era de 1:50. A 38km do fim, Johansen reentrou no grupo da frente.
A 31km do fim, Johansen acelerou e isolou-se na frente da corrida. Juaristi e Bol foram alcançados pelo pelotão. 1km depois, Johansen também acabou por ser alcançado. A 27km do fim, ataques começaram a acontecer no pelotão que estava a partir. Poucos kms depois, Nans Peters (Decathlon AG2R La Mondiale), Igor Arrieta (UAE Team Emirates), Oscar Onley, Andrea Bagioli (Lidl – Trek), Jefferson Cepeda (EF Education – EasyPost), Paul Double (Team Polti Kometa) e Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) ficaram isolados na frente da corrida.
A cerca de 23km da meta, Stephen Williams (Israel – Premier Tech) fez a ponte para o grupo da frente que tinha cerca de 10s de vantagem sobre o pelotão. 3km depois, Jon Barrenetxea (Movistar Team) também se juntou ao grupo da frente. A 15km da meta, na entrada do Alto de Eraul, com 4km a 5.%, o pelotão conseguiu alcançar o grupo da frente. Logo a seguir, Double voltou a mexer, mas não ganhou um espaço importante.

A 13km da meta, Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. Poucos metros depois, Mathias Bregnhoj (Sabgal – Anicolor Cycling Team) conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão, mas acabou por ser rapidamente alcançado. A 12km da meta, Rúben Guerreiro (Movistar Team) atacou e fez a ponte para Sivakov. Cerca de 1km depois, Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) acelerou e fechou o espaço para o duo da frente. Logo a seguir, mais ataques aconteceram, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante.
A cerca de 9km da meta, McNulty atacou e isolou-se na frente da corrida. O americano conseguiu uma vantagem de 20s sobre o pelotão. A 2.6km da meta, McNulty entrou na última ascensão do dia, o Alto Ibarra, com 600m a 10.2&, com cerca de 15s de vantagem sobre o pelotão. Logo nos primeiros metros da subida, Van Gils atacou e conseguiu fazer a ponte para o americano. O belga impôs de imediato um ritmo elevado e McNulty acabou por ceder. Onley também saiu do pelotão e perseguia a solo o americano.
Na descida, Van Gils não estava a arriscar e McNulty estava cada vez mais próximo. A cerca de 700 metros da meta, o americano fez a ponte para o belga. Nos metros finais, McNulty lançou o sprint final. Van Gils não teve capacidade para passar o americano que conquistou assim a sua quarta vitória da temporada no GP Miguel Indurain. Onley esteve muito bem no regresso à competição, após ter partido a clavícula na Cadel Evans Road Race, e conseguiu ser 3º a 2s. Destaca-se também a boa corrida de Archie Ryan (EF Education – EasyPost) que foi 5º a 8s.
Rúben Guerreiro foi 23º a 1:12. O português sofreu una queda na descida final onde também ficaram envolvidos Stephen Williams e Felix Gall. Mathias Bregnhoj foi o melhor Sabgal e foi 34º a 1:31. O dinamarquês conquistou 3pts UCI para a equipa portuguesa. Julius Johansen foi 91º a 9:47 e Duarte Domingues 102º a 16:14. Frederico Figueiredo, Gabriel Baptista, Tiago Caetanita e Guillermo Garcia Janeiro (Sabgal – Anicolor Cycling Team) abandonaram a corrida.
Pódio Final


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images