Elisa Balsamo bate Lotte Kopecky e conquista pela 2ª vez o Trofeo Alfredo Binda!

A italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek) venceu o Trofeo Alfredo Binda, uma ligação de 140.8km entre Maccagno Con Pino e Veddasca e Cittiglio, batendo ao sprint a belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) e a neerlandesa Puck Pieterse (Fenix-Deceuninck).

O Trofeo Alfredo Binda começou com um ritmo alto e nenhuma ciclista estava a conseguir formar a fuga do dia. A 129km do fim, Giorgia Serena (BTC City Ljubljana Zhiraf Ambedo) atacou, mas acabou por ser alcançada 2km depois. A 105km do fim, Clara Emond (EF Education – Cannondale) saltou do pelotão e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A canadiana conseguiu uma vantagem de cerca de 1:00 sobre o pelotão.

O ritmo do pelotão acabou por entrar na entrada no circuito final a 90km do fim e ciclistas começaram a perder o contacto. 30km depois, Emond foi alcançada pelo pelotão. A 47km do fim, ataques aconteceram no pelotão, mas nenhuma ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. 5km depois, Jade Wiel (FDJ-Suez) saiu do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem. A 35km do fim, a francesa foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, mais ataques aconteceram, mas nenhuma ciclista teve sucesso.

A 33km do fim, Puck Pieterse atacou e conseguiu uma vantagem de cerca de 10s sobre o pelotão. 7km depois, Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) saltou do pelotão e rapidamente fez a ponte para a neerlandesa. A 24km do fim, as duas acabaram por ser alcançadas pelo pelotão. Logo a seguir, Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime) conseguiu uma ligeira vantagem, mas o pelotão rapidamente fechou o espaço.

A 15km da meta, na última passagem no Casale, com 0.8km a 7.3%, Fisher-Black voltou a mexer na corrida e foi seguida por Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing), Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) e Marlen Reusser. Poucos metros, mais ciclistas conseguiram entrar no grupo da frente. A falta de cooperação fez com que Lotte Kopecky e Elisa Balsamo conseguissem reentrar na luta pela vitória.

A 9km da meta, na última passagem no Orino, com 2.5km a 5.2&, Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) atacou e foi seguida por Mareille Meijering (Movistar Team). Poucos metros depois, Fisher-Black protagonizou mais um fortíssimo ataque e passou direta por Bradbury e Meijering. Shirin Van Anrooij acabou por assumir a perseguição e conseguiu fechar o espaço para Fisher-Black. A neerlandesa ainda tentou fazer diferenças na fase final da subida, mas não teve sucesso. Elisa Balsamo sofreu, mas manteve-se na cauda do grupo.

A 5.6km da meta, Meijering atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. Van Anrooij e Reusser assumiram a perseguição e fizeram com que Meijering fosse alcançada a 1.4km da meta. Nos metros finais, Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) tentou surpreender ao lançar de longe o sprint, mas foi rapidamente ultrapassada por Kopecky que também lançou cedo o seu sprint. Balsamo colocou-se na roda da Campeã do Mundo, e nos últimos metros, a italiana passou a belga para conquistar assim pela segunda vez o Trofeo Alfredo Binda. A vitória de Balsamo também deu a quarta vitória consecutiva à Lidl – Trek na clássica italiana.

Kopecky não estava para vir ao Trofeo Alfredo Binda, mas acabou por ser selecionada poucos dias antes. Notou-se que a belga não estava a 100%, mas ainda assim fez uma excelente corrida e conseguiu uma belga segunda posição. PuckPieterse conseguiu ser mais forte que Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing) e Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL) para fechar o pódio e confirmar ainda mais o seu enorme talento.

Pódio Final

Pódio do Trofeo Alfredo Binda com Lotte Kopecky, Elisa Balsamo e Puck Pieterse (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)
Pódio do Trofeo Alfredo Binda com Lotte Kopecky, Elisa Balsamo e Puck Pieterse (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock