Lotte Kopecky no encalço da história no 49º Trofeo Alfredo Binda!

Realiza-se hoje a 49ª edição do Trofeo Alfredo Binda que, como o costume, sai para a estrada no dia após a Milano Sanremo. A corrida costuma ser muito imprevisível e com bastante emoção onde poderemos ter uma chegada ao sprint num grupo reduzido ou uma ciclista a erguer os braços isolada. Em 2023, a vitória sorriu à neerlandesa Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) que está para defender o seu título e dar à Trek a sua quarta vitória consecutiva na clássica italiana.

Perfil

O Trofeo Alfredo Binda apresenta um percurso de 140.8km entre Maccagno Con Pino e Veddasca e Cittiglio. Em relação aos últimos anos, o perfil deste ano contou com algumas mudanças que podem tornar a corrida ainda mais explosiva e imprevisível. Este ano, as ciclistas passam mais cedo na primeira ascensão do dia a Masciago Prmo, com 6.1km a 4%. Nos últimos anos, as ciclistas davam quatro voltas ao circuito final, mas este ano irão dar cinco.

As ciclistas entram no circuito final ao km 50 e, tal como habitual, temos presentes as subidas do Casale, com 0.8km a 7.3%, e o Orino, com 2.5km a 5.2%. Com a adição de mais um passagem em ambas as subidas, a corrida promete partir ainda mais e poderemos ver algumas equipas a acelerar na corrida para tentar eliminar as ciclistas com melhor ponta final presentes da luta pela vitória.

Perfil do Trofeo Alfredo Binda
Perfil do Trofeo Alfredo Binda

Favoritas

Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para o Trofeo Alfredo Binda. Kopecky começou a temporada em grande forma. A belga ainda está a subir de nível, mas tem aqui uma enorme chance para juntar o Trofeo Alfredo Binda ao seu glorioso palmarés.

Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime) é mais uma grande candidata a vencer no dia de hoje. Reusser também entrou muito bem na temporada. A suíça dá-se bem neste tipo de corridas e é uma ciclista que pode mexer de longe na corrida para tentar vencer. Com Reusser e Kopecky na equipa, a SD Worx é a principal favorita a sair com uma vitória, mas para isso terá de ser perfeita taticamente.

Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) é possivelmente a principal adversária da dupla da SD Worx. Van Anrooij também começou bem o ano. A neerlandesa tem mostrado evolução temporada após temporada e tem uma boa equipa ao seu redor que a pode ajudar a conquistar pelo segundo ano consecutivo a clássica italiana.

Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) continua a dar cartas do seu enorme talento na estrada. A neerlandesa parece dar-se bem neste tipo de percursos e pode conseguir mais um excelente resultado. Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) e Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) entraram bem na temporada. Ambas são ciclistas que não têm receio em mexer na corrida e poderão fazê-lo para conseguir estar na luta por um lugar do pódio.

Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) está de regresso à competição. A australiana começou bem 2024 ao vencer o Tour Down Under e tem aqui uma boa corrida para si para se mostrar com alguns dos principais nomes do pelotão internacional. Evita Muzic (FDJ-Suez) parece estar a subir de forma. A francesa costuma se dar bem neste tipo de subidas e pode muito bem conseguir um ótimo resultado. Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) parece ter regressado ao seu melhor nível. A australiana é mais um ciclista que pode mexer na corrida para tentar conseguir um grande resultado.

Elisa Balsamo (Lidl – Trek) venceu o Trofeo Alfredo Binda em 2022 e foi segunda em 2023. Este ano a corrida é mais dura e difícil para a italiana que nos últimos anos. Mas mesmo assim, a italiana não deve ser descartada da luta pela vitória se aguentar o forte ritmo do pelotão e estiver presente no grupo que disputará a corrida ao sprint.

Nota ainda para Vittoria Guazzini (FDJ-Suez), Arlenis Sierra (Movistar Team) e Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL) que podem lutar por um lugar do pódio ao sprint num grupo reduzido e para Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing), Olivia Baril (UAE Team ADQ) e Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) que podem terminar entre as 5 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky
⭐⭐⭐⭐ Marlen Reusser e Shirin Van Anrooij
⭐⭐⭐ Puck Pieterse, Elise Chabbey e Juliette Labous
⭐⭐ Sarah Gigante, Evita Muzic, Neve Bradbury e Elisa Balsamo
⭐ Vittoria Guazzini, Arlenis Sierra, Pfeiffer Georgi, Soraya Paladin, Olivia Baril e Mavi Garcia

Portugueses em Prova

Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 13h30.

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock