Olav Kooij bate Mads Pedersen e é o primeiro líder Paris-Nice!
O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a primeira etapa do Paris-Nice, uma ligação de 157,7km com partida e chegada em Les Mureaux, batendo ao sprint o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) e o neozelandês Laurence Pithie (Groupama – FDJ).
A etapa 1 do Paris-Nice começou com Jonas Rutsch e Stefan Bissegger (EF Education – EasyPost) e Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A 147km do fim, na primeira contagem do dia, Burgaudeau foi o primeiro a passar no topo. Os três da frente conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.
A 67km do fim, na segunda contagem do dia, Rutsch foi o primeiro a passar no alto. 20km depois, Bissegger tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. A 39km do fim, no início da terceira contagem do dia, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. Burgaudeau e Rutsch ficaram na frente do pelotão para que pudessem lutar pela contagem. O alemão acabou por ser mais forte ao sprint que o francês para ser o primeiro a passar no topo. Arvid de Kleijn (Tudor Pro Cycling Team) estava em dificuldades e perdeu o contacto com o pelotão.
A 18km do fim, no sprint intermédio, Casper Pedersen (Soudal Quick-Step) impunha um ritmo alto. Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) atacou e conseguiu ir buscar 6s de bonificação. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) atacou, poucos metros depois, e foi seguido por Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Cédric Beullens (Lotto Dsnty). Evenepoel somou 4s de bonificação e Bernal 2s. Os três fizeram a ponte para Jorgenson e não pararam. Victor Campenaerts (Lotto Dstny) saltou do pelotão, após a contagem e juntou-se aos quatro da frente.
A 16km da meta, os cinco da frente foram alcançados pelo pelotão. Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) também já não conseguia seguir o ritmo do pelotão. 2km depois, na início da última contagem do dia, Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) e Arnaud De Lie (Lotto Dstny) acabaram por ceder. A 13km da meta, Egan Bernal atacou. O colombiano não conseguiu sair, mas esticou o pelotão. Logo a seguir, Remco Evenepoel contra atacou e só Primoz Roglic (Bora – Hansgrohe) e Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) fizeram a ponte para o belga que foi o primeiro a passar no topo.
Logo após a contagem, os três foram alcançados por um grupo onde estava Egan Bernal, Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) e Matteo Jorgenson. Não havia cooperação e o grupo da frente acabou por ser alcançado pelo pelotão onde estavam os portugueses Rúben Guerreiro (Movistar Team) e João Almeida (UAE Team Emirates).
Poucos metros depois, Anthony Turgis (TotalEnergies) atacou e conseguiu uma vantagem de cerca de 10s sobre o pelotão. A 1.7km da meta, o francês foi alcançado pelo pelotão. A Team Visma | Lease a Bike assumiu o comando do grupo para que Kooij estivessem bem colocado.
Na rampa final, Jasper Stuyven (Lidl – Trek) passou para o comando do grupo com Pedersen na sua roda. Kooij estava na roda do dinamarquês. A cerca de 250 metros da meta, Pedersen lançou o seu sprint cedo para que pudesse fazer a última curva na frente. Kooij seguia na sua roda. Nos últimos metros, o neerlandês lançou o seu sprint e colocou-se lado a lado com o dinamarquês. Com o esticar da bicicleta, Kooij acabou por bater Pedersen no photofinish para vencer pela terceira vez nesta temporada. Pithie continua a confirmar o seu talento e conseguiu ser terceiro ao sprint.
Rúben Guerreiro e João Almeida chegaram seguros no pelotão e foram 19º e 45º, respetivamente.
Olav Kooij é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude. Jonas Rutsch é o primeiro líder da classificação da montanha e a Team Visma | Lease a Bike é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: A.S.O./Billy Ceusters