Conquistador Jonas Vingegaard vence etapa 3 e é mais líder d’O Gran Camiño!

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease A Bike) venceu de forma dominadora a etapa 3 d’O Gran Camiño, uma ligação de 173,1km entre Xinzo de Limia e Castelo de Ribadavia, após atacar a 21km do fim! O grupo dos favoritos chegou 29s depois, com o espanhol Carlos Canal (Movistar Team) a vencer o sprint pelo segundo posto, à frente do francês Quentin Pacher (Groupama – FDJ).

Jornada começou com o líder ao ataque

A terceira etapa d’O Gran Camiño trouxe uma nova jornada com frio e chuva, que se tornou difícil para o pelotão. A terceira categoria do Alto de Estivadas, logo ao km 14,5, trouxe uma situação pouco vulgar, com o líder da corrida ao ataque! Vingegaard aumentou o ritmo e colocou um grupo restrito com Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike), Egan Bernal e Joshua Tarling (INEOS Grenadiers), Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA), Neilson Powless e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), David Gaudu (Groupama – FDJ), Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) e Joan Bou (Euskatel – Euskadi) na frente da corrida.

Joaquim Silva integrou a fuga da etapa 3 d'O Gran Camiño!
Joaquim Silva integrou a fuga da etapa 3 d’O Gran Camiño!

A Movistar Team e a Q36.5 Pro Cycling Team foram forçadas a perseguir, e só ao km 46 conseguiram alcançar o grupo. Pelo meio, no sprint intermédio de Verin, ao km 26,2, Vingegaard aproveitou para somar 3s de bonificação. Pouco depois, começaram a surgir novos ataques, com David de la Cruz a conseguir despoletar a fuga do dia na segunda categoria do Alto Alberguería. Com ele seguiram Joaquim Silva (Efapel Cycling), Jokin Murguialday (Caja Rural – Seguros RGA), Andrea Piccolo (EF Education – EasyPost), Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma), Victor Langelotti (Burgos – BH) e Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi).

Piccolo e de la Cruz batalharam pelas metas intermédias

Após a subida onde de la Cruz foi primeiro, a Team Visma | Lease a Bike assumiu a perseguição. Ainda assim o grupo conquistou uma larga vantagem de 7min, quando faltavam percorrer 60km. A equipa do líder acelerou a partir desse momento, com a passagem pelas duas últimas subidas, com ajuda da Movistar. A terceira categoria do Alto O Castro de Beiro aproximou-se rápido. Com o topo a 52,4 do fim, uma nova luta sucedeu, e foi Piccolo a bater de la Cruz. Murguialday e Etxeberria descolaram e foram alguns kms depois alcançados pelo pelotão.

A diferença entre os grupos era já de cerca de 4min à entrada dos 40km finais. Joaquim Silva estava visivelmente em dificuldades, e acabou por descolar a cerca de 24km da meta. Um pouco antes, com 34km pela frente, Piccolo havia vencido também o sprint intermédio de Ourense.

O ataque do conquistador Vingegaard

Rapidamente se deu a entrada na subida final ao Alto do Couso, onde a corrida se decidiu. A 21km do fim, Castrillo atacou na fuga e isolou-se, mas o pelotão já não estava longe do grupo intermédio. Vingegaard aproveitou o momento e o ritmo elevado, e lançou também um forte ataque. O líder da geral foi superando a pouco e pouco os homens intermédios e alcançou Castrillo 2km após o topo da contagem.

Vingegaard atacou Castrillo para vencer a terceira etapa
Vingegaard atacou Castrillo para vencer a terceira etapa

A 12km do fim, com o pelotão a cerca de 25s, Vingegaard atacou em descida e isolou-se de Castrillo! O dinamarquês surpreendeu com o movimento, mas foi ganhando progressivamente vantagem até chegar à meta. Vingegaard celebrou assim a sua segunda etapa nesta edição da corrida, a sua quinta em dez desde a primeira edição! O grupo com os favoritos alcançou Castrillo nos kms finais, mas acabou 29s depois do líder. Canal foi o mais forte ao sprint, batendo Pacher nos últimos metros.

Ruben Guerreiro (Movistar Team) voltou a ser o melhor português, ao terminar na 10ª posição, a 29s. Na geral, Ruben é agora 7º, a 1:38. Mathias Bregnhoj (Sabgal / Anicolor Cycling Team) foi o melhor das equipas portuguesas, em 33º a 3:07.

Com a vitória, Vingegaard é mais líder da geral, e tem agora 1:13 sobre Egan Bernal (INEOS Grenadiers). O dinamarquês lidera por pontos e na montanha, enquanto Cian Uijtedebroeks (Team Visma | Lease a Bike) comanda a juventude! A Team Visma | Lease a Bike lidera coletivamente.

Jonas Vingegaard lidera tranquilamente O Gran Camiño!
Jonas Vingegaard lidera tranquilamente O Gran Camiño!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock