The Lioness Marianne Vos conquista a Omloop Het Nieuwsblad!
A neerlandesa Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) venceu a Omloop Het Nieuwsblad, uma clássica de 127km entre Gent e Ninove, batendo ao sprint a belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) e, a campeã italiana, Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek).
A Omloop Het Nieuwsblad começou com Ana Vitória Magalhães (Bepink – Bongioanni), Marieke de Groot (Proximus – Cyclis CT) e Rotem Gafinovitz (Hess Cycling Team) a formarem a fuga do dia. Maaike Coljé (ARKEA-B&B Hotels) e Marieke Meert (VolkerWessels Women’s Pro Cycling Team) atacaram e conseguiram fazer a ponte para as três da frente. As cinco conseguiram uma vantagem de cerca de 6:00 sobre o pelotão.
A 43km do fim, De Groot perdeu o contacto com o grupo da frente. 8km depois, Chiara Consonni (UAE Teama ADQ) ficou envolvida numa queda que a obrigou a abandonar a corrida. A 34km do fim, Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) atacou e tentava juntar-se às quatro da frente. 5km depois, Lotte Kopecky atacou e foi seguida por Marianne Vos, Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing), Demi Vollering e Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime), Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek), Thalita de Jong (Lotto Dstny) e Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck). Longo Borghini fez a ponte para o grupo da frente.
A 25km do fim, Longo Borghini atacou e isolou-se na frente da corrida. Ana Magalhães, Gafinovitz, Coljé e Meert foram alcançadas pelo grupo de Vos e Kopecky. 8km depois, Borghini entrou no Muur – Kapelmuur, com 1.2km a 6.7%, com cerca de 10s sobre o grupo perseguidor. Logo a seguir, Kopecky atacou e foi seguida por Vos e Van Anrooij. As três rapidamente fizeram a ponte para Longo Borghini. Pieterse, Vollering, Niewiadoma e De Jong perseguiam o grupo da frente.
A 10km da meta, as quatro da frente tinham cerca de 30s de vantagem sobre as perseguidoras. 4km depois, Van Anrooij atacou e foi logo seguida por Vos e Kopekcy. Borghini passou algumas dificuldades, mas reentrou e atacou de imediato a 5km da meta. Kopecky e Vos conseguiram fechar o espaço para a italiana. Van Anrooij passou dificuldades, mas reentrou na frente da corrida a 4km da meta e a atacou de imediato, sendo apenas seguida por Vos.
Kopecky não estava a conseguir fechar o espaço, mas a 1.5km depois, a belga conseguiu alcançar Vos e Van Anrooij com Longo Borghini na roda. Logo a seguir, a italiana atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Van Anrooij cedeu, mas reentrou a 1.6km da meta e atacou. Kopecky acabou por fechar de imediato o espaço da neerlandesa.
Na entrada do km final, Shirin Van Anrooij voltou a atacar. A neerlandesa não conseguiu ganhar um espaço importante e impôs um ritmo alto para lançar o sprint final. Marianne Vos lançou o sprint e Lotte Kopecky pôs logo na sua roda. A neerlandesa acabou por não dar hipótese e conquistou assim a Omloop Het Nieuwsblad na sua estreia na corrida belga. Elisa Longo Borghini não teve capacidade para passar Kopecky e acabou por ser terceira.
Thalita de Jong confirmou o bom momento de forma ao ser mais forte ao sprint que Demi Vollering e Katarzyna Niewiadoma para ser 5ª a 1:08. No seu regresso à estrada, Puck Pieterse fez uma grande corrida e foi 8ª a 1:08. Lorena Wiebes ainda impôs o seu ritmo e foi 9ª a 1:53.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos