Juan Ayuso conquista Faun-Ardèche Classic ao sprint em final emocionante!

O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) venceu a Faun-Ardèche Classic, clássica francesa com 169,5km ao redor de Guilherand-Granges. Ayuso bateu ao sprint o francês Romain Grégoire (Groupama – FDJ), o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) e o austríaco Felix Gall (Decathlon AG2R Citroen Team), após os quatro terem ganho uma boa vantagem na subida a Saint Romain de Lerps.

Fuga pequena, mas com bastante vantagem!

A Faun-Ardèche Classic começou com vários ataques e a fuga do dia formou-se nos primeiros 3km. Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility), Antoine Hue (CIC U Nantes Atlantique) e Melvin Crommelinck (Nice Métropole Côte d’Azur) foram os homens que conseguiram escapar e desafiar o pelotão. Os três rapidamente construíram uma vantagem de 7min sobre o pelotão, que era comandado pela Cofidis, Decathlon AG2R La Mondiale Team e UAE Team Emirates.

Apesar da grande vantagem obtida, o pelotão foi controlando a diferença e fê-la cair progressivamente ao longo do dia. Hue foi o primeiro a descolar, a 58km do fim, e acabou alcançado 10km depois. Dversnes e Crommelinck resistiram um pouco mais, mas acabaram também absorvidos pelo pelotão, a 39km da chegada. O pelotão era já mais pequeno que a sua composição original e preparava as duas últimas subidas, onde a corrida se jogaria.

A subida decisiva a Saint Romain de Lerps e um final emocionante ao sprint

A entrada para a subida a Saint Romain de Lerps foi feita a todo o gás. Rapidamente o pelotão se desfez, e após o Mur de Corras ficaram na frente os quatro homens que viriam a discutir a etapa. Nas últimas rampas dessa primeira parte da subida, Ayuso atacou, e foi Gregoire, o último a integrar o grupo, a passar dificuldades. O francês cedeu alguns metros, enquanto Skjelmose e Gall, com mais dificuldades, responderam ao espanhol

Numa descida soberba e reveladora de muita técnica, Gregoire voltou a reentrar no grupo, a 17km do final. O grupo perseguidor rodava já a 45s. No muro de Val d’Enfer, os ataques tornaram-se uma constante. Primeiro Gall, depois Skjelmose, e por fim Ayuso, os três tentaram fazer a diferença, mas não conseguiram isolar-se. O dinamarquês ainda jogou com algum bluff, mas não foi capaz de escapar dos adversários.

Até final, apenas Gall voltou a tentar mexer, mas a corrida terminou inevitavelmente num sprint a quatro. A marcação quase que os traía, permitindo que o grupo perseguidor recuperasse bastante tempo. Ainda assim, a vantagem era suficiente e Juan Ayuso levou a melhor ao sprint para conquistar a vitória. Grégoire terminou em segundo, Skjelmose em terceiro, e Gall em quarto. O espanhol conseguiu uns centímetros de vantagem, enquanto os adversários terminaram praticamente lado a lado num grande sprint!

O pódio da Faun-Ardèche Classic, com Romain Grégoire, Juan Ayuso e Mattias Skjelmose!
O pódio da Faun-Ardèche Classic com Romain Grégoire, Juan Ayuso e Mattias Skjelmose

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock