Ben O’Connor à procura de conquistar o Jebel Haffet e o UAE Tour!
Disputa-se hoje a última etapa do UAE Tour que nos promete um enorme espetáculo onde os favoritos estarão a lutar pela etapa e a geral. A UAE Team Emirates, a Decathlon AG2R La Mondiale e a Soudal Quick-Step são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida para que os seus líderes consigam conquistar a vitória.
Perfil
A última etapa do UAE Tour apresenta um percurso de 161km entre Al Ain e Jebel Haffet. O dia contará com dois sprints intermédios. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Os favoritos à geral têm de estar atentos na fase plana da corrida, pois existe a possibilidade de acontecerem echelons.
O pelotão deverá controlar a vantagem da fuga que deverá ser alcançada antes ou na entrada da subida final, o Jebel Haffet, com 10.9km a 6.7%. No Jebel Haffet, é onde o espetáculo deverá acontecer e onde os favoritos irão mexer na corrida. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) parte como principal favorito para a última etapa do UAE Tour. O’Connor começou a temporada em forma e provou isso ao vencer no Jebel Jais. O australiano tem aqui uma boa subida para as suas características e pode mexer na corrida para tentar vencer isolado e conquistar a geral.
Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) e Jay Vine (UAE Team Emirates) são os maiores adversários de Ben O’Connor. Van Eetvelt também entrou muito bem na temporada. O jovem belga tem mostrado cada vez mais o seu potencial e é bem capaz de conseguir um excelente resultado. Vine esteve num bom nível no Jebel Jais e no contrarrelógio. O australiano tem capacidade para lutar pela etapa, mas o seu principal objetivo é manter a camisola vermelha.
Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) e Pello Bilbao (Bahrain Victorious) dão-se bem neste tipo de subidas. Os dois são ciclistas que sabem impor o seu ritmo e que podem aproveitar isso para serem os mais fortes no final do dia. Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) esteve muito bem na etapa 3 do UAE Tour. O jovem britânico tem um bom potencial e tem aqui uma excelente subida para mostrar o seu talento e conseguir um ótimo resultado.
Einer Rubio (Movistar Team) não se deu bem no Jebel Haffet em 2023. O colombiano entrou bem este ano e como já conhece a subida, pode muito bem conseguir um bom resultado. Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) teve aqui uma oportunidade de ser líder da Visma numa corrida World Tour. O húngaro de certeza que não quer desaproveitar esta chance e irá dar tudo para conseguir um grande resultado.
Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) tem que mostrado resultados na sua nova equipa. O australiano aguentou com os melhores no Jebel Jais e tem aqui uma subida ao seu estilo que o pode ajudar a estar na luta pelo top5. Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) mostrou a sua grande qualidade ao estar com os melhores na etapa 3. O jovem americano é um puro trepador e tem aqui uma excelente etapa para provar a sua qualidade.
Nota ainda para Simon Carr (EF Education – EasyPost), Mauri Vansevanant e Jan Hirt (Soudal Quick-Step), Tobias Foss (Ineos Grenadiers) e Brandon McNulty (UAE Team Emirates) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Ben O’Connor
⭐⭐⭐⭐ Lennert Van Eetvelt e Jay Vine
⭐⭐⭐ Ilan Van Wilder, Pello Bilbao e Max Poole
⭐⭐ Einer Rubio, Attila Valter, Michael Storer e Matthew Riccitello
⭐ Simon Carr, Mauri Vansevanant, Jan Hirt, Tobias Foss e Brandon McNulty
Portugueses em Prova
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #2.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa 7 do UAE Tour em direto na Eurosport 2 a partir das 10h50.
Foto de Capa: Getty Images