Jan Tratnik conquista fenomenal 77ª Omloop Het Nieuwsblad! António Morgado fecha o top25!

O esloveno Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike) venceu a Omloop Het Nieuwsblad, uma clássica de 202km entre Gent e Ninove, batendo ao sprint o alemão Nils Pollit (UAE Team Emirates). O belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser terceiro.

A Omloop Het Nieuwsblad começou com Lars Boven (Alpecin – Deceuninck), Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team), Alexis Gougeard (Cofidis), Sander de Pestel (Decathlon AG2R La Mondiale), Manlio Moro (Movistar Team), Sean Flynn e Frank van den Broek (Team DSM-Firmenich PostNL), Elias Maris (Team Flanders – Baloise) e Jelle Vermoote (Bingoal WB) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os nove conseguiram uma vantagem de cerca de 5:00 sobre o pelotão. A 158km do fim, Rui Oliveira (UAE Team Emirates) ficou envolvido numa queda, mas o português conseguiu reentrar no pelotão.

26km depois, echelons aconteceram no pelotão e Wout Van Aert, Christophe Laporte, Matteo Jorgenson, Edoardo Affini e Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike), Jasper Philipsen e Michael Gogl (Alpecin – Deceuninck), Kasper Asgreen e Gianni Moscon (Soudal Quick-Step), Tom Pidcock, Luke Rowe, Connor Swift e Ben Turner (Ineos Grenadiers), Alex Kirsch, Jonathan Milan, Toms Skujins e Tim Declercq (Lidl – Trek), Arnaud De Lie e Jasper De Buyst (Lotto Dstny), Kenneth Van Rooy (Bingoal WB), Krists Neilands e Riley Pickrell (Israel – Premier Tech) e Stian Fredheim (Uno-X Mobility) tentavam fazer a ponte para o grupo da frente.

Junção da grupo que saltou do pelotão à fuga da Omloop Het Nieuwsblad (Foto: Vincent Kalut/PN/SprintCyclingAgency©2024)
Junção da grupo que saltou do pelotão à fuga da Omloop Het Nieuwsblad (Foto: Vincent Kalut/PN/SprintCyclingAgency©2024)

A 112km do fim, o grupo de Van Aert fez a ponte para a fuga do dia. O grupo da frente tinha uma vantagem de cerca de 1:20 sobre o pelotão. 60km depois, o ritmo da corrida era elevado e alguns ciclistas começavam a perder o contacto com o grupo da frente que tinha cerca de 30s de vantagem sobre o pelotão. Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) ficou envolvido numa queda, mas o francês conseguiu reentrar no pelotão.

A 56km do fim, no Wolvenberg, com 0.6km a 6.8%, Jorgenson acelerou e partiu o grupo da frente. O americano foi apenas seguido por Van Aert, Laporte, Pidcock, De Lie, Skujins e Moscon. Cerca de 4km depois, Moscon deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. Os ciclistas que ficarem em intermédio acabaram por ser alcançados pelo pelotão.

A 42km do fim, Laporte tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Skujins contra atacou, mas também não conseguiu ganhar um espaço importante. No pelotão, Stefan Kung (Groupama – FDJ) acelerou e partiu o pelotão que mesmo estando a 1:00 não desistia de alcançar os seis da frente. A 31km do fim, Skujins voltou a atacar. Van Aert não conseguiu fechar o espaço e o letão conseguiu uma ligeira vantagem, mas os homens da Visma presentes na dianteira acabaram por conseguir fechar o espaço.

A 22km da meta, o português António Morgado (UAE Team Emirates) comandava o pelotão e tentava manter os líderes da sua equipa ainda na disputa da corrida. Florian Sénéchal (ARKEA-B&B Hotels), Alaphilippe e Asgreen sofreram uma queda que os tirou da luta pela corrida. 1km depois, Jorgenson atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 16km da meta, no Muur – Kapelmuur, com 1.2km a 7%, Pidcock perdeu o contacto com o grupo perseguidor. No pelotão, Tim Wellens (UAE Team Emirates) protagonizou um grande ataque. O belga passou direto por Pidcock e tentava chegar ao grupo de Van Aert.

A 14km da meta, Wellens chegou ao grupo perseguidor. 1km depois, Jorgenson entrou no último muro empedrado do dia, o Bosberg, com 0.8km a 6.5%. No grupo perseguidor Wellens acelerou e tentava fechar o espaço para o americano. Iván Garcia Cortina (Movistar Team) acelerou no pelotão e fechou o espaço para o grupo perseguidor. O espanhol continuou com a aceleração e fez com que Jorgenson fosse alcançado e que o pelotão partisse. O português António Morgado tentou seguir os ataques, mas acabou por não conseguir.

Wout Van Aert completou o pódio da Omloop Het Nieuwsblad (Foto: Nico Vereecken/PN/SprintCyclingAgency©2024)
Wout Van Aert completou o pódio da Omloop Het Nieuwsblad (Foto: Nico Vereecken/PN/SprintCyclingAgency©2024)

A 10km da meta, Van Aert tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. 1km depois, Jan Tratnik atacou e foi apenas seguido por Pollit. No grupo perseguidor, não havia cooperação e os dois conseguiram uma boa vantagem. A 7km da meta, o pelotão onde estava António Morgado alcançou o grupo perseguidor. A Lotto Dstny, a Lidl – Trek e a Uno-X trabalhavam, mas não estavam a conseguir fechar o espaço.

A 1km da meta, o duo da frente tinha cerca de 13s de vantagem sobre o pelotão. Pollit manteve um ritmo alto com Tratnik na roda e fez com que o pelotão não conseguisse fechar o espaço. No sprint final, o alemão não teve pernas para responder ao sprint de Tratnik que voltou assim às vitórias no World Tour na Omloop Het Nieuwsblad. No pelotão, Christophe Laporte lançou o sprint para Van Aert que conseguiu ser o mais forte para fechar o pódio a 8s.

Destaca-se a excelente prestação de Laurenz Rex (Intermarché – Wanty) que foi 6º a 8s. Pierre Gautherat (Decathlon AG2R La Mondiale) também fez uma excelente corrida. O jovem francês esteve perto de seguir Wellens no Muur – Kapelmuur e ainda foi 11º. Tom Pidcock e Arnaud De Lie não tiveram pernas para o sprint e foram apenas 8º e 10º, respetivamente.

António Morgado fez um grande corrida. O português trabalhou em prol de Tim Wellens e Nils Pollit e ainda conseguiu ser 25º a 8s. Rui Oliveira não terminou a corrida.

Pódio Final

Pódio da Omloop Het Nieuwsblad com Nils Pollit, Jan Tratnik e Wout Van Aer (Foto: Vincent Kalut/PN/SprintCyclingAgency©2024)
Pódio da Omloop Het Nieuwsblad com Nils Pollit, Jan Tratnik e Wout Van Aer (Foto: Vincent Kalut/PN/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock