Olav Kooij bate Tim Merlier na etapa 5 do UAE Tour! Ivo Oliveira foi 12º!
O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a quinta etapa do UAE Tour, uma ligação de 182.7km entre Al Aqah e Umm Al Quwain, batendo ao sprint o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e o australiano Sam Welsford (Bora – Hansgrohe).
A quinta etapa do UAE Tour começou com diversas tentativas de ataque com Lennert Van Eetvelt e Harm Vanhoucke (Lotto Dstny) e Jacopo Mosca (Lidl – Trek) a formarem a fuga do dia. Marco Murgano (Team Corratec – Vini Fantini) tentou fazer a ponte para o trio da frente, mas acabou por não ter sucesso. A 121km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Van Eetvelt foi buscar 3s de bonificação. A vantagem da fuga do dia sobre o pelotão era de cerca de 4:00.
A 62km do fim, no segundo sprint intermédio, Van Eetvelt somou mais 3s de bonificação que o fizeram subir ao top10 da geral. Logo a seguir, o belga e Vanhoucke tiraram pé e foram alcançados pelo pelotão. Mosca tinha uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão. A 40km da meta, o italiano também acabou por ser alcançado.
Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Nos metros finais, Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) e Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team) lançaram o sprint final. Kooij rapidamente saiu da roda de Cavendish e passou os dois. Welsford conseguiu arranjar um espaço e lançou o seu sprint com Merlier na roda. O belga saiu da roda do australiano, e nos últimos metros, estava lado a lado com Kooij. O neerlandês acabou por ser mais forte no esticar da bicicleta para vencer assim pela segunda vez nesta temporada. Merlier subiu mais de 10 posições e com um pneu quase furado para ser 2º. Welsford fechou o pódio.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) esteve novamente a posicionar Sebastian Molano (UAE Team Emirates) no sprint final. O campeão nacional ainda conseguiu ser 12º com o mesmo tempo do vencedor.
Jay Vine (UAE Team Emirates) segue o líder da classificação geral do UAE Tour. Tim Merlier é o novo líder da classificação por pontos e Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) segue o melhor jovem. Mark Stewart (Team Corratec – Vini Fantini) manteve a liderança da classificação dos sprints intermédios e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos