Jonas Vingegaard está de volta com vitória na etapa 2 e liderança d’O Gran Camiño!

O dinamarquês bicampeão do Tour de France, Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) venceu a segunda etapa d’O Gran Camiño, uma ligação de 151.1km entre Taboada e Chantada, após se isolar a 4km do fim! Na disputa pelo segundo lugar, o colombiano Egan Bernal (INEOS Grenadiers) foi a grande surpresa, ao bater o equatoriano Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA), 26s depois do vencedor. A vitória na etapa colocou também Vingegaard na liderança da geral!

Dia de frio com uma grande fuga e de qualidade

A segunda jornada d’O Gran Camiño trouxe um dia de média montanha que prometia mexer com a classificação geral. O vento e a chuva voltaram a marcar presença, mas desta vez, com etapa em linha, os tempos estavam a contar. O pelotão arrancou perante muito frio, e a formação da fuga do dia viu-se difícil. Antes disso, foi Ruben Guerreiro (Movistar Team) quem melhor aproveitou, ao vencer o primeiro sprint intermédio, e a bonificar 3s.

Frederico Figueiredo e Tiago Antunes marcaram presença na fuga da etapa 2 d'O Gran Camiño!
Frederico Figueiredo e Tiago Antunes marcaram presença na fuga da etapa 2 d’O Gran Camiño!

A fuga do dia formou-se com cerca de 35km percorridos, num grupo onde dois portugueses marcaram presença. 11 ciclistas ousaram desafiar o pelotão num dia tão difícil, mas a Visma não deixou a diferença superar os 2:15. A Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor Cycling Team= juntaram-se Jorge Arcas (Movistar), Sebastian Berwick (Caja Rural – Seguros RGA), Diego Uriarte (Equipo Kern Pharma), José Manuel Diaz (Burgos – BH), Enekoitz Azparren (Euskaltel – Euskadi), Mikel Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team), Davide Bais e Andrea Pietrobon (Polti – Kometa) e Alex Molenaar (Illes Balears – Arabay Cycling).

O grupo conseguiu então escapar, mas recebeu pouco depois a companhia de Embret Svestad – Bardseng (Arkea – B&B Hotels). A primeira contagem de montanha chegou ao km 58,9, com Diaz a ser primeiro, batendo os dois portugueses. Frederico foi segundo, e Antunes o terceiro. 27km volvidos, o cenário repetiu-se na contagem de montanha do Alto de Sonan. Diaz voltou a vencer, com Frederico em segundo, e Antunes em terceiro.

Alto de San Pedro de Licora partiu a corrida

O pelotão era, por esta altura, controlado pela Team Visma | Lease a Bike. A formação das “abelhas” mantinha um ritmo sólido, e não deixava a fuga ganhar esperança de poder vencer. O sprint intermédio de Taboada, ao km 93,1, viu Mikel Azparren ser primeiro, com a corrida a partir-se pouco depois. O grupo em fuga começou a perder unidades, e o pelotão a aproximar-se tranquilamente, fazendo antever que a corrida se poderia partir a qualquer momento.

A 35km a corrida entrou na primeira de duas subidas ao Alto de San Pedro de Licora. A segunda passagem seria o momento decisivo da corrida, mas a primeira fez já diferenças. Azparren entrou já na subida isolado e criou uma vantagem de 45s sobre o grupo perseguidor. Vindo de trás, Molenaar conseguiu fazer a ponte, mas foi o único a alcançar o espanhol, que vencia a contagem de montanha e o sprint intermédio colocado sobre a linha de meta.

A cartada de Vingegaard

Jonas Vingegaard asfixiou os adversários com o seu ritmo na subida final!
Jonas Vingegaard asfixiou os adversários com o seu ritmo na subida final!

Os dois entraram no circuito final com os 45s de vantagem, mas a Visma estava já a preparar o ataque de Vingegaard. Molenaar rapidamente escapou a Azparren na entrada para a última subida, enquanto no pelotão era Omar Fraile (INEOS Grenadiers) a aumentar o ritmo. À entrada para os 7km finais, Vingegaard lançou o primeiro ataque, e apenas dois homens o seguiram, Bernal e Cepeda. Molenaar foi alcançado 700m depois, com o grupo perseguidor incapaz de fechar o espaço.

Vingegaard assumiu o ritmo na subida, e aos poucos asfixiou os seus adversários. Molenaar foi o primeiro a ceder, a 5km do fim, e Cepeda foi quem se seguiu, a 4,3km. Já com Bernal em visível esforço, Vingegaard voltou a atacar à entrada dos 4km finais, e desta vez sem resposta! O dinamarquês ganhou uma vantagem significativa, e voou até à meta para celebrar a sua primeira vitória do ano. Bernal e Cepeda voltaram a juntar-se nos últimos 3km e chegariam 26s depois, com o colombiano a vencer o sprint pelo segundo posto.

Ruben Guerreiro foi o melhor português na jornada, chegando em 11º a 46s. Na geral, o líder da Movistar é 6º, a 53s de Vingegaard. Frederico Figueiredo foi o melhor entre os ciclistas das equipas portuguesas, a 6:23.

Jonas Vingegaard é o novo líder d'O Gran Camiño!
Jonas Vingegaard é o novo líder d’O Gran Camiño!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock