Maxim van Gils conquista Vuelta a Andalucía com vitória no contrarrelógio!
O belga Maxim van Gils (Lotto Dstny) venceu a única etapa da Vuelta a Andalucía, um contrarrelógio de 5km na cidade de Alcaudete, após marcar um fantástico tempo de 8:17. O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) foi segundo e o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) terceiro, ambos a 10s.
Novo cancelamento antes da etapa de hoje
A organização da Vuelta a Andalucía tinha decidido ontem a mudança da corrida espanhola para três etapas a começar com o contrarrelógio. Na manhã de hoje, por falta de membros de segurança do estado, a organização foi obrigada a cancelar as duas etapas finais. O contrarrelógio seguiu para a estrada e acabaria por decidir o grande vencedor da prova. A parte mais dura do contrarrelógio eram os primeiros 1,8km, que tinham uma pendente média de 5,9%. Os metros finais também eram duros, com uma pequena colina em paralelo.
Tempos iniciais de relevo
O contrarrelógio começou com Sander De Pestel (AG2R Citroen Team), que marcou o tempo de 8:50. Poucos minutos depois, Rafal Majka (UAE Team Emirates) bateu o tempo do belga por 6s. Rúben Guerreiro (Movistar Team), inicialmente, tinha uma boa corrida para as suas características, mas com o cancelamento das etapas o português não era favorito a terminar no top10 do contrarrelógio. Rúben marcou o tempo de 9:02.
Antonio Tiberi estava a andar muito bem e marcou um belo tempo de 8:27. Nelson Oliveira (Movistar Team) é especialista em contrarrelógios, mas o do dia de hoje não era ao estilo do português por ser demasiado curto. Ainda assim, Nelson marcou um sólido tempo de 8:50. Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) continua a mostrar evolução temporada após temporada e marcou um bom tempo de 8:31.
A surpresa van Gils com UAE Team Emirates um pouco abaixo do esperado
Damiano Caruso (Bahrain Victorious) esteve um pouco abaixo do esperado e marcou o tempo de 8:44. Marc Soler (UAE Team Emirates) marcou um sólido tempo de 8:40. Logo a seguir, Maxim van Gils estava a num grande nível e o jovem belga marcou assim o melhor tempo do dia em 8:17. Alex Baudin (AG2R Decathlon La Mondiale) e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) marcaram bons tempos de 8:38 e 8:33, respetivamente.
Tim Wellens (UAE Team Emirates) esteve abaixo do esperado, mas ainda assim marcou um bom tempo de 8:31. Felix Gall (AG2R Decahtlon La Mondiale) também não teve sorte com os cancelamentos das etapas pelas suas características. Ainda assim, o austríaco marcou o tempo de 8:45. Juan Ayuso estava a andar bem e marcou o tempo de 8:27, ficando algumas milésimas à frente de Tiberi.
Gonzalo Serrano (Movistar Team) marcou um bom tempo de 8:41. Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) confirmou o bom momento de forma ao marcar o tempo de 8:42. Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) surpreendeu ao conseguir marcar o tempo de 8:30. Victor Campenaerts foi o último a partir e marcou o tempo de 8:58.
Nelson Oliveira foi o melhor português na etapa e geral. Nelson foi 18º a 33s. Rúben Guerreiro foi 38º a 45s.
Maxim van Gils venceu assim a Vuelta a Andalucía, batendo Juan Ayuso e Antonio Tiberi por 10s. O belga também venceu a classificação por pontos e o combinado. A UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: PhotoNews