Tom Van Asbroeck vence última etapa, Mads Pedersen conquista Tour de La Provence!

O belga Tom Van Asbroeck (Israel – Premier Tech) venceu a última etapa do Tour de La Provence, uma ligação de 183.2km entre Rognac e Arles, batendo ao sprint o irlandês Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) e o francês Axel Zingle (Cofidis). Mads Pedersen (Lidl – Trek) foi quinto, após três etapas ganhas, e assegurou a vitória na geral final!

A etapa final do Tour de la Provence

A última etapa do Tour de La Provence começou com diversas tentativas de ataque. Fabien Grellier (TotalEnergies), Thibaut Bernard (Bingoal WB), Kasper Saver (Philippe Wagner – Bazin) e Kenny Molly e Kévin Anoine (Van Rysel – Roubaix) formaram a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 3:50 sobre o pelotão. A 133km do fim, na única contagem do dia, Avoine foi o primeiro a passar no topo. 22km depois, o francês foi buscar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia.

A 80km do fim, o vento surgiu e echelons começaram a formar-se no pelotão. Mads Pedersen, Jakob Soderqvist, Alex Kirsch, Tim Declercq e Otto Vergaerde (Lidl – Trek), Sam Bennett, Pierre Gautherat, Damien Touzé e Lawrence Warbasse (Decathlon AG2R La Mondiale), Axel Zingle, Alexis Gougeard e Christophe Noppe (Cofidis), Sven Erik Bystrom e Sam Watson (Groupama – FDJ), Tom Van Asbroeck e Hugo Hofstetter (Israel – Premier Tech), Sandy Dujardin (TotalEnergies), Raúl Garcia Pierna (Arkea – B&B Hotels), Jérémy Lecroq e Joris Delbove (St Michel – Mavic – Auber 93) e Paul Hennequin (Nice Métropole Côte d’Azur) foram os ciclistas que ficaram no primeiro grupo.

A cerca de 40km para a meta, a fuga acabou por ser alcançada pelo primeiro grupo do pelotão, que estava a aumentar a vantagem sobre os restantes grupos. 20km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Mads Pedersen foi buscar a pontuação máxima. A diferença entre o primeiro e o segundo grupo era de 2:05. Tim Declercq e Otto Vergaerde eram quem mais trabalhavam na frente da corrida.

Lidl – Trek tentou surpreender, mas Pedersen foi finalmente batido

Nos primeiros metros do km final, Alex Kirsch (Lidl – Trek) comandava o pelotão. O luxemburguês distanciou-se, pois Pedersen deixou de seguir a sua roda. Kirsch foi alcançado devido a um grande trabalho de Bystrom a 500m do fim. Logo a seguir, a AG2R assumiu o comando com Gautherat a lançar o sprint para Bennett. Pedersen foi quem lançou o sprint final, mas o dinamarquês acabou por ficar sem pernas e foi passado por Bennett. O irlandês parecia ir para a vitória, mas, vindo de trás, van Asbroeck conseguiu passar Bennett para conquistar a sua primeira vitória em quase 5 anos.

Zingle e Hofstetter ainda passaram Pedersen. O francês da Cofidis foi mais forte que o seu compatriota da equipa de Israel para ser terceiro. Pedersen foi apenas quinto. O dinamarquês já tinha mostrado não estar bem, ao estar sempre na parte de trás do grupo da frente. Isto deve ter acontecido devido ao grande esforço que teve de fazer para vencer a etapa 2.

Mads Pedersen é o grande vencedor do 8º Tour de La Provence, batendo Axel Zingle e Raúl Garcia Pierna por 28s. O dinamarquês venceu também a classificação por pontos. Pierre Gautherat foi o melhor jovem, Kévin Avoine venceu a classificação da montanha e a Decathlon AG2R La Mondiale foi a melhor equipa.

Pódio Final

Pódio do Tour de La Provence com Axel Zingle, Mads Pedersen e Raúl Garcia Pierna (Foto: Getty Images)
O Pódio do Tour de La Provence com Axel Zingle, Mads Pedersen e Raúl Garcia Pierna (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock