Lotte Kopecky conquista o UAE Tour! Amber Kraak triunfa em fuga na última etapa!
A neerlandesa Amber Kraak (FDJ – Suez) venceu a última etapa do UAE Tour, uma ligação de 105km entre Louvre Abu Dhabi e Abu Dhabi Breakwater, após aguentar o forte sprint da neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime), nos metros finais. A polaca Daria Pikulik (Human Powered Health) completou o pódio.
Fuga de qualidade para surpreender o pelotão
A última etapa do UAE Tour começou com algumas ciclistas a tentarem atacar, mas sem conseguirem ter sucesso. A 92km do fim, Sophie Wright (Fenix – Deceuninck), Monica Greenwood (Team Coop – Repsol) e Margarita Misyurina (Tashkent City Women Professional Cycling Team) atacaram e formaram a fuga do dia. 2km depois, Amber Kraak saiu do pelotão e juntou-se ao grupo da frente. A 75km do fim, Greenwood foi buscar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia.
A 59km do fim, as quatro da frente tinham uma vantagem superior a 2:00 sobre o pelotão, que era comandado pela Team SD Worx – Protime. 29km depois, Greenwood foi buscar novamente a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. As quatro da frente continuavam a resistir ao ritmo do pelotão, e tinham uma vantagem de 2:15.
Kraak vs Sprinters
A 21km da meta, Misyurina cedeu e 3km depois foi alcançada pelo pelotão. A 8km da meta, as três da frente tinham apenas 1:00 de vantagem. 1km depois, Kraak atacou e Greenwood acabou por ceder. A 5.8km da meta, a neerlandesa voltou a atacar e Wright também não teve capacidade para a seguir. 3.8km depois, Greenwood e Wright foram alcançadas pelo pelotão.
No último km, Kraak tinha cerca de 20s de vantagem sobre o pelotão. Carina Schrempf (Fenix – Deceuninck) atacou, mas a campeã austríaca acabou por ser rapidamente alcançada. Nos metros finais, Lotte Kopecky (Team SD Worx – Protime) começou a lançar o sprint de Wiebes. A neerlandesa abriu o sprint final para tentar alcançar Kraak. Wiebes acabou por não conseguir alcançar a sua compatriota, que conquistou assim a sua primeira vitória no World Tour. Pikulik estava na roda certa e conseguiu ser terceira.
Ainda houve uma queda no pelotão, nos metros finais, onde ficaram envolvidas Gaia Realini e Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco). As três voltaram à bicicleta e conseguiram cruzar a linha de meta.
Lotte Kopecky é assim a grande vencedora da 2ª edição do UAE Tour, batendo Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) por 13s e Mavi Garcia por 44s. A belga também venceu a classificação dos sprints intermédios. Lorena Wiebes venceu a classificação por pontos, Bradbury foi a melhor jovem e a Canyon//SRAM Racing foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: FDJ-Suez