Richard Caparaz vence etapa rainha do Tour Colombia! Rodrigo Contreras segue líder!

O equatoriano Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) venceu a quinta etapa do Tour Colombia, uma ligação de 138.3km entre Cota e Alto del Vino, batendo o equatoriano Jonathan Caicedo (Petrolike) por 13s e o colombiano Rodrigo Contreras (Nu Colombia) por 17s.

A quinta etapa do Tour Colombia começou com Bernardo Suaza (Petrolike), Wilmar Paredes (Team Medellin), Vinicius Rangel (Movistar Team), Rait Arm (Estonia National Team), Brandon Rojas (GW Erco Shimano), Franklin Archibold (Panamá National Team) e Alexis Quinteros (Team Banco Guayaquil – Bianchi) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 5:00 sobre o pelotão.

A 111km do fim, na primeira contagem do dia, Paredes foi o primeiro a passar no topo. 47km depois, no primeiro sprint bonificado do dia, Rojas foi buscar a bonificação máxima. A 50km do fim, no segundo sprint bonificado do dia, Arm foi o mais forte. 20km depois, o grupo da frente entrou na subida final de pendente média de 5.7% com uma vantagem superior a 4:00.

A 26km do fim, Rangel e Rojas perderam o contacto com o grupo da frente. 6km depois, Paredes isolou-se na frente da corrida. No pelotão, a Astana Qazaqstan Team aumentou o ritmo com Alexey Lutsenko e partiu o pelotão. Nairo Quintana (Movistar Team) foi uma das vítimas do ritmo do cazaque. A cerca de 13km para a meta, Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) atacou e passou direto por Paredes. O colombiano acabou por ser alcançado poucos kms depois. Logo a seguir, Carapaz atacou e foi seguido por Contreras.

Os dois começaram a marcar-se e o grupo com alguns dos principais favoritos acabou pelos alcançar. Carapaz ainda tinha algo para dar e a 4km para a meta, o equatoriano atacou e isolou-se na frente da corrida. Caicedo e Contreras largaram Egan Bernal (Colombia National Team), Rigoberto Úran (EF Education – EasyPost) e Ivan Sosa (Movistar Team) e tentavam chegaram ao equatoriano.

Richard Carapaz manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Jonathan Caicedo largou Rodrigo Contreras, nos metros finais, para ser segundo a 13s. O colombiano cruzou a linha de meta a 17s e segue assim o Camisola Amarela. Egan Bernal foi mais forte ao sprint que Rigoberto Úran e Ivan Sosa para ser 4º a 33s.

Rodrigo Contreras segue assim líder da geral para a etapa final com 17s sobre Carapaz e 24s sobre Caicedo. O colombiano é o novo líder da classificação por pontos. Richard Carapaz é o novo líder da classificação da montanha e Jose Muniz (Petrolike) é o novo líder da juventude. Santiago Gomez (Team Sistercrédito) segue líder da classificação dos sprints intermédios e a EF Education – EasyPost lidera agora por equipas.

Rodrigo Contreras conseguiu manter a Camisola Amarela do Tour Colombia
Rodrigo Contreras conseguiu manter a Camisola Amarela do Tour Colombia (Prensa Tour Colombia)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock