Bardiani vive sonho com dobradinha na etapa 1 da Volta a la Comunitat Valenciana!

Alessandro Tonelli e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) brilharam na etapa 1 da Volta a la Comunitat Valenciana! A dupla italiana resistiu da fuga do dia até final, e terminaram lado a lado numa dobradinha da equipa! Os dois ainda se enganaram no percurso, mas venceram a jornada, com Tonelli a ser primeiro na meta. O Campeão Espanhol, Oier Lazkano (Movistar Team), foi terceiro, após um ataque nos kms finais, chegando a 1:09 de Tonelli.

A primeira etapa

Iniciou-se hoje a Volta a la Comunitat Valenciana, prova por etapas pertencente à categoria UCI 2.Pro. A primeira etapa ligou Benicàssim a Castellón, num total de 166km. Ao longo da jornada, os atletas enfrentavam três contagens de montanha, duas de segunda categoria e uma de terceira, e um sprint intermédio.

O perfil da 1ª etapa da Volta a la Comunitat Valenciana.
O perfil da 1ª etapa da Volta a la Comunitat Valenciana.

Uma fuga que surpreendeu

A etapa começou com alguns ataques, mas a fuga apenas surgiu quando já estavam percorridos pouco mais de 20 km. Jetse Bol (Burgos – BH), Francisco Muñoz (Team Polti Kometa), Gorka Sorarrain (Caja Rural – Seguros RGA), Iñigo Elosegui (Equipo Kern Pharma), Alex Molenaar (Illes Baleares – Arabay Cycling), Manuele Tarozzi e Alessandro Tonelli foram os homens que viriam a surpreender o destino da corrida. O pelotão deu uma margem de pouco mais de 9min aos fugitivos, que acabou por ser fatal.

Nas metas intermédias do dia, Gorka Sorarrain venceu a segunda categoria de La Bandereta, ao km 55, e a terceira categoria do Coll de la Bassa, ao km 78,7. A 50 km do fim, a diferença era ainda superior a 8min. As equipas com intenções à vitória na geral foram fechando o espaço, mas a diferença era grande. Molenaar venceu o sprint intermédio de Oropesa del Mar, a 37km da chegada, mas rapidamente a corrida se alterou.

Italianos ao ataque

A 25km do fim, na entrada para a segunda categoria de Desert de les Palmes, os italianos atacaram. Tonelli e Tarozzi partiram a fuga, e apenas Gorka Sorarrain conseguiu acompanhá-los, embora tenha perdido o contacto 1 km depois. O pelotão entrou na subida a mais de 3min e parecia já arredado. Tarozzi venceu a última contagem de montanha, a 17km, mas nunca ninguém mais viu os italianos. Os dois seguiram juntos até à meta, e nem um erro de percurso no km final lhes tirou a vitória! Tonelli foi quem demorou mais a reentrar na corrida, mas venceu a etapa ao lado do seu colega de equipa.

Mais atrás, o pelotão ia alcançando elementos da fuga, mas foi já na descida que Matej Mohoric (Bahrain Victorious) atacou. O esloveno ainda tirou 1min na descida, mas já não tinha tempo para fechar o espaço e deixou-se ser absorvido já nos últimos 5km. Oier Lazkano ainda atacou a 1.3km da meta, fechando em terceiro, a 1:09. O reduzido pelotão com os principais favoritos chegou a 1:19.

Alessandro Tonelli é o primeiro líder da Volta a la Comunitat Valenciana!
Alessandro Tonelli é o primeiro líder da Volta a la Comunitat Valenciana!

Alessandro Tonelli é assim o primeiro líder da corrida, com 3s sobre Tarozzi e de 1:17 sobre Lazkano. Tonelli lidera ainda a classificação por pontos e Tarozzi a classificação da montanha. Lazkano é o melhor jovem e a VF Group – Bardiani CSF – Faizanè lidera coletivamente.

A segunda etapa ligará Canals a Mancomunitat de la Valldigna, ao longo de 164 km. Será um dia com algumas subidas, que poderão surpreender o pelotão.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock