Tim Merlier vence etapa 3 do AlUla Tour num dia ventoso! Rui Oliveira no top10!
Tim Merlier (Soudal Quick-Step) estreou-se a vencer esta temporada na etapa 3 do AlUla Tour! O belga conseguiu vencer ao sprint perante os neerlandeses Arvid de Kleijn (Tudor Pro Cycling Team) e Casper van Uden (Team dsm-firmenich PostNL). Rui Oliveira (UAE Team Emirates) conseguiu estar entre os melhores, e terminou a etapa em sétimo, após lançar Sebastian Molano.
A terceira etapa
A etapa 3 do AlUla Tour teve início no AlUla International Airport e final na AlUla Camel Cup Track. O pelotão percorreu um total de 170,6km num dia destinado a acabar ao sprint, embora com falsos planos perto do final. Pelo caminho, os atletas tinham dois sprints intermédios, e um sprint bonificado.
Fuga fácil em dia complicado
Os fugitivos do dia conseguiram escapar pouco antes do primeiro sprint intermédio, ao km 16. Luis Angel Maté (Euskaltel – Euskadi), Yuma Koishi (JCL Team UKYO) e Polychronis Tzortzakis (Roojai Online Insurance) foram os aventureiros que conseguiram chegar a ter pouco mais de 5min de vantagem. O espanhol venceu esse primeiro sprint. Gianluca Brambilla (Q36.5 Pro Cycling Team) ainda tentou juntar-se à fuga, mas não conseguiu alcançar o grupo. O italiano foi alcançado pelo pelotão quando ainda faltavam 130km. No segundo sprint intermédio, ao km 57, Tzortzakis foi primeiro.
A 73km do final o vento apareceu pela primeira vez. Alguns cortes surgiram no pelotão, dado o elevado ritmo, e a fuga acabou por ser alcançada em menos de 2km. Rafal Majka (UAE Team Emirates) era um dos candidatos em dificuldades. Com o vento a acalmar e o ritmo a abrandar, Maté e Tzortzakis insistiram na fuga e conseguiram escapar novamente com 68km pela frente. 2km depois, o pelotão voltava a juntar-se, e os que estiveram atrasados aproveitavam para respirar enquanto a diferença estabilizava nos 3min.
Final intenso num cenário de muita ação
A 35km do fim, Simon Pellaud (Tudor Pro Cycling Team) e de Arttasorn Pansaard (Roojai Online Insurance) foram vítimas de uma queda. O pelotão mostrava já nervosismo, mas seria 5km depois que voltava a sentir o vento lateral. Eram Ivo e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) a surgir na frente do pelotão e a partirem completamente a corrida. Já com três grupos formados, e Majka de novo atrasado, o líder da geral, Søren Wærenskjold (Uno-X Mobility) teve problemas. A 27km do fim sofreu um primeiro furo, e 5.5km depois um segundo, ficando arredado de chegar à frente.
Dois grupos maiores ficaram formados na estrada, com Dylan Groenewegen (Team Jayco – AlUla) mais atrás, ele que se tem apresentado doente. O pelotão entrou no circuito final a 10km do fim, e na primeira passagem pela meta, 3km depois, foi Matteo Sobrero (BORA – hansgrohe) a vencer o sprint bonificado. A partir dos últimos 5.5km, Mathias Norsgaard (Movistar Team) atacou o pelotão várias vezes, mas as equipas dos sprinters prevaleceram. A Team Jayco – AlUla tentou lançar Luka Mezgec, mas foi a Team dsm-firmenich PostNL que surgiu para lançar van Uden. Merlier seguia na roda do neerlandês e bateu-o pela vitória nos metros finais, com de Kleijn a ser ainda segundo.
Rui Oliveira teve um dia positivo, ao ser sétimo após lançar Molano, quinto na jornada. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) fez um enorme trabalho e descolou nos metros finais para ser 33º a 23s.
O líder Søren Wærenskjold finalizou em 94º, a mais de 5min do vencedor.
Mudança de líder em todas as classificações
Casper van Uden regressa à liderança da geral, tendo agora 2s sobre Tim Merlier e 10s sobre Matteo Sobrero. O jovem neerlandês lidera ainda as classificações por pontos e da juventude. Polychronis Tzortzakis é o novo líder dos sprints intermédios, e a Soudal Quick-Step é agora a melhor equipa.
Classificações:
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images