Magdeleine Vallieres estreia-se a vencer como profissional no Trofeo Palma Femina!

A canadiana Magdeleine Vallieres (EF Education – Cannondale) venceu a 1ª edição do Trofeo Palma Femina, clássica com 138.2km entre Palma e Castell De Bellver, e segunda corrida do Challenge Mallorca. Vallieres apareceu na melhor forma da sua carreira e isolou-se a 8km da meta para dar a segunda vitória à EF em 2 dias. A sul-africana Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Team) foi segunda e a campeã espanhola Mavi Garcia (Spain National Team) terceira, ambas a 16s.

Várias fugas, e com Portugal representado

O Trofeo Palma Femina começou com Marieke De Groot (Proximus – Cyclis CT) a atacar e a conseguir 40s de vantagem. Com 21km percorridos, a neerlandesa foi alcançada pelo pelotão. Poucos kms depois, Daniela Campos (Eneicat – CM Team) e Noemia Eremita (ASD K2 Women Team) atacaram e conseguiram uma vantagem de 40s. 17km depois, as duas foram alcançadas pelo pelotão. Logo a seguir, Clara Lundmark (Hess Cycling Team) e Elisa De Vallier (Top Girls Fassa Bortolo) conseguiram ficar isoladas na frente da corrida.

A 70km do fim, as duas da frente tinham 2:50 de vantagem sobre o pelotão. De Vallier e Lundmark estavam a conseguir resistir ao forte ritmo e foram apenas alcançadas a 39km para o fim. 2km depois, já no Coll den Claret, Vallieres atacou e foi seguida por Mareille Meijering (Movistar Team). As duas foram rapidamente alcançadas, mas acabaram por esticar o pelotão. Olivia Baril (Movistar Team), uma das favoritas, sofreu uma queda que a obrigou a abandonar.

A sequência de subidas final

A 28km do fim, na subida para o Coll Grau, Marta Lach (Ceratizit – WNT Pro Cycling) atacou e foi seguida por Meijering. Mavi Garcia impôs um ritmo alto no pelotão e rapidamente alcançou as duas da frente. A 23km do fim, na descida, Vallieres e Silvia Persico (UAE Team ADQ) conseguiram isolar-se na frente da corrida. Inicialmente, Mavi Garcia perseguia as duas sozinha, mas acabou por receber a companhia de Erica Magnaldi e Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ). A 19km do fim, as três perseguidoras fizeram a ponte para as duas da frente.

A 10km da meta, na subida para o Coll de Sa Creu, Magnaldi e Swinkels deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. O pelotão acabou por partir e Ashleigh Moolman-Pasio passou direta por Magnaldi e Swinkels e fez a ponte para o trio da frente. A 9km da meta, Persico sofreu uma queda no início da descida final. A italiana voltou à bicicleta, mas perdeu as suas chances de lutar pelo pódio. 1km depois, Vallieres largou Mavi e Pasio na descida, e isolou-se na frente da corrida. Mavi escapou também de Pasio, e tentava fazer a ponte para a canadiana.

A 4km da meta, Pasio conseguiu juntar-se novamente a Mavi. Vallieres manteve o seu ritmo e a canadiana conquistou assim a sua primeira vitória como profissional. Pasio foi mais forte ao sprint que Mavi Garcia, para ser segunda a 16s. Marta Lach foi a mais forte do pelotão, para ser quarta a 51s. Maeva Squiban (ARKEA – B&B Hotels) estreou-se com as cores da ARKEA e conseguiu uma excelente quinta posição a 51s. Perisco foi sexta, com o mesmo tempo. Apesar da queda sofrida, a italiana mostrou boas pernas no seu início de temporada.

A portuguesa Daniela Campos foi 66ª a 13:38.

Pódio Final

O pódio do Trofeo Palma Femina com Ashleigh Moolman Pasio - Magdeleine Vallieres Mill - Mavi Garcia
O pódio do Trofeo Palma Femina com Ashleigh Moolman Pasio – Magdeleine Vallieres Mill – Mavi Garcia

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock