Michael Matthews dá a 2ª vitória em 2 dias à Team Jayco – AlUla na Ruta de la Cerámica!
O australiano Michael Matthews (Team Jayco – AlUla) venceu a primeira edição da Ruta de la Cerámica – Gran Premio Castellón, uma clássica de 173.9km entre Castellón e Onida, batendo ao sprint o jovem francês Pierre Gautherat (Decathlon AG2R La Mondiale Team) e o espanhol Alex Aranburu (Movistar Team).
Fuga curta, mas com qualidade
A Ruta de la Cerámica começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A cerca de 160km do fim, Paul Hennequin (Nice Métropole Côte d’Azur) e Jelle Vermoote (Bingoal WB) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Duarte Marivoet (UAE Team Emirates) atacou e tentava fazer a ponte para o duo da frente. A cerca de 137km do fim, Marivoet juntou-se ao grupo da frente, que tinha 6:00 de vantagem sobre o pelotão.
A 60km do fim, a Movistar Team impunha um ritmo alto no pelotão, que estava a 2:20 do trio da frente. 16km depois, Vermoote atacou e ficou isolado na frente da corrida. Marivoet e Hennequin foram alcançados pelo pelotão. A 29km do fim, Vermoote acabou por ser também alcançado. 11km depois, Nicolas Vinokourov tentou a sua sorte e atacou, mas o cazaque foi alcançado em menos de 3km.
Subida final com dois ataques tentadores
A 16km da meta, o pelotão entrou na última subida do dia com Oier Lazkano (Movistar Team) a impor um ritmo alto. A 14km do fim, Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale Team) protagonizou um forte ataque, que o deixou com uma boa vantagem sobre o pelotão. Igor Arrieta (UAE Team Emirates) saltou do pelotão poucos metros depois, e tentava fazer a ponte para o francês.
Baudin conseguiu uma vantagem de 10s sobre Arrieta e 15s sobre o pelotão. Na descida, mais alguns ciclistas conseguiram uma ligeira vantagem sobre o pelotão, mas acabaram por ser alcançados na fase plana. A cerca de 2km da meta, Arrieta foi alcançado pelo pelotão, quando se deu uma queda na qual ficou envolvido Carlos Canal (Movistar Team). 600m depois, também Baudin foi alcançado.
Na entrada da rampa final, Javier Romo (Movistar Team) comandava o pelotão com Aranburu na roda. Matthews acabou por lançar o sprint, com Aranburu atrás de si. O australiano não deu hipótese e conquistou a sua primeira vitória da temporada. Gautherat não estava tão bem colocado e teve de lançar o seu sprint mais cedo. O jovem francês fez um grande sprint e conseguiu passar Aranburu com aparente facilidade para ser segundo. O espanhol quebrou na fase final, mas conseguiu ser mais forte que David González (Caja Rural -Seguros RGA) para ser terceiro.
Bryan Coquard (Cofidis) estava mal colocado. O francês também não estava com boas pernas e foi apenas 10º.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) trabalhou em prol dos seus colegas de equipa e foi 116º a 10:46.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency