Cecilie Uttrup Ludwig vence em Stirling e é a nova líder do Tour Down Under!
Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Suez) venceu a etapa 2 do Tour Down Under e é a nova líder da corrida australiana! A dinamarquesa foi a mais forte ao sprint num grupo reduzido, batendo as italianas Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing) e Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ), após 104.2km entre Glenelg e a subida de Stirling. É a primeira vitória do ano para Ludwig, que pode levar motivação deste resultado para os próximos meses.
Início bastante nervoso
A jornada 2 do Tour Down Under começou com bastante nervosismo. Antes do arranque oficial houve algumas quedas e problemas mecânicos, fazendo com que o ritmo dos primeiros kms fosse tranquilo, para que todas as ciclistas que ficaram cortadas pudessem reentrar no pelotão. Na primeira contagem do dia, o pelotão impôs um ritmo alto e algumas ciclistas acabaram por ceder. Ao km 12, Katia Ragusa (Human Powered Health) foi a primeira a passar no topo desta contagem. 7km depois, um corte aconteceu no pelotão na descida. Sarah Gigante (AG Insurance – Soudal Team) chegou a estar cortada, e teve de gastar algumas energias para reentrar no pelotão.
A 77km do fim, algumas ciclistas tentarem saltar do pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. 8km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) foi mais forte que Ruby Roseman-Gannon (Liv AlUla Jayco) e Grace Brown (FDJ – Suez) para ir buscar 3s de bonificação. A 50km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Wlodarczyk foi novamente mais forte que Roseman-Gannon para somar mais 3s de bonificação.
O surgimento da fuga e a chegada ao circuito de Stirling
1km depois, Haylee Fuller (Team Bridgelane) atacou e ficou isolada na frente da corrida. A australiana conseguiu uma vantagem de 20s sobre o pelotão. Poucos kms depois, Krista Doebel-Hickok (Human Powered Health), Karin Soderqvist (LifePlus Wahoo), Emma Simpson (Ara | Skip Capital) e Emily Watts (Australia National Team) atacaram e fizeram a ponte para Fuller. A 39km do fim, as cinco da frente foram alcançadas pelo pelotão. Já no circuito de Stirling, algumas ciclistas acabaram por perder o contacto com o pelotão. Alexandra Manly (Liv AlUla Jayco) era uma delas, mas o grupo da australiana acabou por conseguir reentrar.
A 30km do fim, a Lidl-Trek passou para o comando do pelotão e aumentou o ritmo. As principais favoritas à geral começavam a subir no pelotão e a posicionar-se na frente. 3km depois, Ally Wollaston (AG Insurance – Soudal Team) começou a passar dificuldades, mas a neozelandesa estava a conseguir manter-se no grupo. A 21km do fim, Ragusa foi a primeira a passar no topo da segunda contagem do dia. Logo a seguir, Brodie Chapman (Lidl – Trek) tentou atacar, mas não teve sucesso. Elizabeth Stannard (Australia National Team) também atacou, mas acabou por também não ter sucesso.
A decisão da etapa
A 15km da meta, Watts atacou e conseguiu uma vantagem de 30s sobre o pelotão. 6km depois, a australiana foi novamente alcançada. A 5km da meta, Chapman atacou, mas a AG Insurance – Soudal não deixou a australiana ganhar um espaço importante. A equipa belga continuou a impôr um ritmo forte e várias ciclistas começavam a ceder. A Team DSM – Firmenich PostNl acabou por passar para a frente a 1km da meta e aumentou mais o ritmo.
Nos metros finais, Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) assumiu a dianteira e o lançamento do sprint de Paladin. Ludwig estava entre as duas ciclistas da Canyon, e notava-se bem mais fresca. A dinamarquesa lançou o sprint final e não deu hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada. Paladin tentou seguir Ludwig, mas não conseguiu e acabou por ser segunda. Bertizzolo foi mais forte que Francesca Barale (Team DSM – Firmenich PostNl) para ser terceira.
Grace Brown foi a derrotada do dia. A australiana cruzou a linha de meta a 38s da sua colega de equipa.
Ludwig é a nova líder do Tour Down Under, com apenas 2s de vantagem sobre Bertizzolo. A italiana comanda por pontos, enquanto Ragusa permanece na frente da montanha. Barale é agora a melhor jovem, e a UAE Team ADQ comanda agora coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: FDJ – SUEZ
Revê os principais acontecimentos da primeira etapa da corrida!