Ally Wollaston estreia-se a vencer no World Tour e é a primeira líder do Tour Down Under!
Ally Wollaston (AG Insurance – Soudal Team) venceu a primeira etapa do Tour Down Under, uma ligação de 93.9km entre Hahndorf e Campbelltown! A campeã neozelandesa bateu ao sprint a australiana Georgia Baker (Liv AlUla Jayco) e a italiana Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ). O triunfo é o seu primeiro no World Tour, e permite-lhe ser a primeira líder da corrida.
A primeira etapa do Tour Down Under começou com um ritmo calmo, sem tentativas de ataque. A 82km do fim, no primeiro sprint intermédio, a campeã australiana Ruby Roseman-Gannon (Liv AlUla Jayco) conseguiu a pontuação máxima. Logo a seguir, Matilda Raynolds (Team Bridgelane), Katia Ragusa (Human Powered Health) e India Grangier (Team Coop – Repsol) atacaram e formaram a fuga do dia. A 79km do fim, Kate Richardson (LifePlus Wahoo) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para o trio da frente. 9km depois, a vantagem do grupo da frente era de 15s sobre Richardson e 2:15 sobre o pelotão.
A aventura da fuga
A 64km do fim, na primeira contagem de montanha do dia, Ragusa foi a mais forte e a primeira a passar no topo. 9km depois, Richardson conseguiu fazer a ponte para o trio da frente. A 45km do fim, no último sprint intermédio do dia, Ragusa foi buscar a pontuação máxima. O grupo da frente tinha quase uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão. Poucos kms depois, o pelotão aumentou o ritmo e a vantagem da fuga começou a descer rapidamente.
A 36km do fim, na última contagem do dia, Ragusa foi novamente a mais forte. Logo a seguir, Raynolds atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 27km do fim, Ragusa teve um furo. A italiana perdeu o contacto com o grupo perseguidor e foi alcançada pelo pelotão. 4km depois, Grangier e Richardson foram alcançadas pelo pelotão, que estava a 1:50 de Raynolds. A 20km do fim, uma queda aconteceu no pelotão. Ficaram envolvidas a vencedora da juventude do Tour Down Under 2023, Henrietta Christie (Human Powered Health), Amanda Poulsen (Team Bridgelane) e Felicity Wilson-Haffenden (Lidl – Trek), mas as três conseguiram voltar à bicicleta.
Os kms decisivos na etapa 1 do Tour Down Under
A 18km da meta, Raynolds tinha já apenas 1:00 de vantagem sobre pelotão. Cerca de 9km depois, Raynolds foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, mais uma queda aconteceu no pelotão, envolvendo Nina Buijsman (Lidl – Trek) e Mari Mohr (Team Coop – Repsol). Buijsman rapidamente voltou à bicicleta, mas Mohr ficou um pouco maltratada. A 5km da meta, a Lidl – Trek e a AG Insurance – Soudal Team comandavam o pelotão.
A 2km da meta, a Liv AlUla Jayco assumiu a frente do pelotão. Wollaston aproveitou muito bem a subida do comboio da UAE Team ADQ, e juntamente com Bertizzolo colocou-se na roda do comboio australiano. Nos metros finais, Ruby Roseman-Gannon comandava o pelotão e preparava-se para lançar o sprint de Baker. A australiana lançou o sprint, mas foi rapidamente ultrapassada por Wollaston, que não deu hipótese e conquistou a sua primeira vitória no World Tour! Baker ainda conseguiu ser mais forte que Bertizzolo para ser terceira. Destaca-se também o bom sprint da jovem checa Kristyna Burlova, que foi 4ª na sua estreia com as cores da LifePlus Wahoo.
Ally Wollaston é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Katia Ragusa é a primeira líder da classificação da montanha. Burlova é a melhor jovem e a FDJ – Suez a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: UCI