Poderá Soraya Paladin quebrar enguiço de quase 5 anos na etapa 2 do Tour Down Under?
O Tour Down Under segue para a sua segunda etapa e vai começar a decidir as contas da geral. Ally Wollaston (AG Insurance – Soudal Team) é a líder da geral, mas terá pela frente um desafio para manter a camisola laranja. As favoritas prometeram mexer com a corrida, mas o traçado é bastante traiçoeiro. Digamos que é daqueles dias em que não se ganha a geral, mas em que se pode perder a oportunidade. O espetáculo deve ser garantido e o pelotão de qualidade que está presente irá certamente trazer-nos mais uma bela jornada de ciclismo.
Perfil
O perfil da etapa 2 do Tour Down Under conta com 104.2km entre Glenelg e Stirling, numa jornada de média montanha com final em subida. O pelotão enfrentará a primeira contagem de montanha do dia pelo km 10. A subida a Cherry Gardens Hill promete um arranque rápido e pode partir a corrida desde muito cedo. Feita a descida, o pelotão terá 30km relativamente planos até à entrada no duro circuito de Stirling.
As ciclistas entrarão no circuito final em Mylor, e entrarão logo na primeira subida a Stirling. Após a primeira passagem pela meta, as ciclistas darão duas voltas a um circuito bastante acidentado com cerca de 21km. A subida de Stirling conta com duas fases algo semelhantes em termos de pendente, a primeira com 3.8km a 3.6%, e após uma curta descida uma segunda fase com 1.9km a 3.8%. Quem atacar cedo pode pagar a fatura no final, pelo que será fundamental uma excelente leitura da subida.
Favoritas
Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing) parte como principal favorita para a etapa de hoje. A italiana tem uma etapa perfeita para as suas características. Tanto pode vencer ao sprint, como pode atacar para chegar isolada. Paladin tem uma grande oportunidade para voltar a vencer em quase 5 anos e para se estrear a vencer no World Tour.
Ruby Roseman-Gannon (Liv AlUla Jayco) e Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) são as maiores adversárias de Paladin. Roseman-Gannon parece ser a ciclista da Liv mais forte no momento. Mesmo não sendo a líder da equipa, a campeã australiana tem uma grande oportunidade para estar na luta pela corrida. Bertizzolo começou a temporada num bom nível, e costuma dar-se muito bem neste tipo de etapas, pelo que de certeza estará na luta por mais uma etapa.
Ally Wollaston (AG Insurance-Soudal Team) começou a corrida da melhor forma com a conquista da camisola laranja. A neozelandesa já mostrou ter capacidade para se bater por finais deste estilo, mas o ritmo de corrida será importante e decisivo. Grace Brown (FDJ-Suez) não se mostrou no seu melhor nível nos Campeonatos Nacionais. A australiana dá-se bem nestas etapas e tem aqui uma chance para voltar a vencer e para ganhar confiança. Alexandra Manly (Liv AlUla Jayco) é a líder da Liv para a corrida. Apesar de não parecer a mais forte da sua equipa no momento, não deve ser descartada da luta pela etapa.
Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez) dá-se bem neste tipo de etapas, A dinamarquesa pode mesmo lutar pela vitória, mas deverá estar ao serviço de Brown. Francesca Barale (Team DSM – Firmenich Postnl) fez uma boa temporada em 2023. A italiana começou bem o ano e tem aqui mais uma oportunidade para conseguir um ótimo resultado. Amanda Spratt (Lidl – Trek) e Sarah Gigante (AG Insurance – Soudal Team) começaram o ano em boa forma e poderão mexer na corrida para tentar vencer a etapa, pois as duas sabem que ao sprint num pequeno pelotão não tem grande chance.
Nota ainda para Ruth Edwards e Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health), Ella Wyllie (Liv AlUla Jayco), Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) e Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Soraya Paladin
⭐⭐⭐⭐ Ruby Roseman-Gannon e Sofia Bertizzolo
⭐⭐⭐ Ally Wollaston, Grace Brown e Alexandra Manly
⭐⭐ Cecilie Uttrup Ludwig, Francesca Barale, Amanda Spratt e Sarah Gigante
⭐ Ruth Edwards, Audrey Cordon-Ragot, Ella Wyllie, Dominika Wlodarczyk e Neve Bradbury
Portuguesas em Prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa 1 do Tour Down Under Women em direto, a partir das 00:40, no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php
Foto de Capa: Canyon//SRAM Racing