Sebastian Molano bate Olav Kooij e conquista a etapa 5 do Gree – Tour of Guangxi!
O colombiano Sebastian Molano (UAE Team Emirates) venceu a quinta etapa do Gree – Tour of Guangxi, uma ligação de 209km entre Liuzhou e Guilin, batendo ao sprint o neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) e o dinamarquês Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich).
A quinta etapa começou com Lukas Postlberger (Team Jayco-Alula) e Julius Van den Berg (EF Education-EasyPost) a ficarem isolados na frente da corrida. A 187km do fim, os dois acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Max Walscheid (Cofidis) foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio. Tim Wellens (UAE Team Emirates) foi buscar 2s de bonificação. Poucos kms depois, alguns ciclistas tentaram formar a fuga do dia, mas não tiveram sucesso.
A 146km do fim, Julius Van den Berg, Dries De Bondt (Alpecin-Deceuninck), Frederik Wandahl (Bora-Hansgrohe) e Ryan Mullen (Bora-Hansgrohe) atacaram e formaram a fuga do dia. 5km depois, na primeira contagem do dia, Wandahl foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente conseguiu uma vantagem superior a 3:00 sobre o pelotão. A 93km do fim, De Bondt foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia.
A 41km do fim, na segunda contagem do dia, Wandahl foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, o dinamarquês foi novamente o primeiro a passar no alto na terceira contagem do dia. O grupo da frente estava a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão, mas acabou por ser alcançado a 7km para a meta.
Nos metros finais, Dusan Rajovic (Bahrain Victorious) começava a preparar o lançamento de Jonathan Milan. O italiano lançou o sprint final com Kooij na sua roda. Molano estava na roda de Kooij. O neerlandês e o colombiano passaram Milan e, nos últimos metros, Molano foi mais forte que Kooij para conquistar assim a sua quinta vitória da temporada. Lund Andresen passou Milan, mesmo em cima da linha de meta para ser terceiro.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) fez um grande trabalho a posicionar Molano, nos kms finais, e o português acabou por ser 27º com o mesmo tempo do vencedor.
Milan Vader (Jumbo – Visma) segue líder da classificação geral. Frederik Wandahl manteve a liderança da classificação da montanha e Dries De Bondt manteve a liderança da classificação por pontos. Louis Barré (Team Arkéa-Samsic) segue o melhor jovem e a Cofidis segue a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency