Pfeiffer Georgi estreia-se a vencer com a camisola de campeã britânica na Binche-Chimay-Binche!
A campeã britânica Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmnenich) venceu a Binche-Chimay-Binche pour Dames, uma clássica de 117.2km entre Chimay e Binche, batendo ao sprint a austríaca Christina Schweinberger (Fenix-Deceuninck). A campeã finlandesa Anniina Ahtosalo (Uno-X Pro Cycling Team) completou o pódio.
A Binche-Chimay-Binche pour Dames começou com um ritmo altíssimo e vários cortes foram acontecendo na primeira metade da corrida. A Team DSM-Firmenich era a principal equipa nas várias movimentações e a equipa neerlandesa pretendia manter um ritmo alto para que a corrida fosse ainda mais difícil.
A 35km do fim, a Team DSM-Firmenich acelerou e fez com o pelotão perdesse algumas unidades. Poucos kms depois, a DSM voltou a partir a corrida e um grupo de nove ciclistas ficou isolado na frente da corrida. Mas a falta de cooperação fez com que algumas ciclistas reentrassem e um grupo de 28 ciclistas acabou por ficar isolado na frente da corrida. A 13km da meta, ataques aconteceram e Elise Uijen e Franziska Koch (Team DSM-Firmenich), Victoire Berteau (Cofidis), Gladys Verhulst (FDJ-Suez), Maria Giulia Confalonieri (Uno-X Pro Cycling Team) e Evy Kuijpers (Liv Racing TeqFind) ficaram isoladas na frente da corrida. Cerca de 2km depois, acabaram por ser alcançadas por um grupo de cerca de 20 ciclistas.
A 3km da meta, a DSM voltou a fazer das suas e partiu o pelotão. Koch, Georgi e Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich), Kuijpers e Schweinberger, Ahtosalo, Chiara Consonni (UAE Team ADQ), Valentine Fortin (Cofidis) e Laura Sander (AG Insurance-NXTG U23 Team) acabaram por ficar isoladas na frente da corrida.
Koch impunha um ritmo alto e no pavê inicial do último km, a alemã acabou por abrir para o lado. Georgi acabou por aumentar o ritmo e partiu o grupo com Kool na roda. O ritmo de Georgi também fez que Kool cedesse e a britânica conseguiu um espaço. Schweinberger foi a única que conseguiu fazer a ponte para Georgi, a austríaca tentou passar direta, mas a britânica colocou-se na sua roda. Nos últimos metros, Georgi foi mais forte que Schweinberger e conquistou assim a sua quarta vitória da temporada. Ahtosalo foi mais forte ao sprint que Consonni para ser 3ª. Kool completou o top5. Destaca-se a grande corrida da estónia de 19 anos Laura Sander que foi 10ª a 29s.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cor Vos