Ben Healy vence etapa 3 do Skoda Tour de Luxembourg e assume a liderança da geral!

O Campeão Irlandês Ben Healy (EF Education – EasyPost) venceu a terceira etapa do Skoda Tour de Luxembourg, uma ligação de 168.4km entre Mertert e Vianden, após ter atacado a 33km do final e ficado sozinho 15km depois! O Campeão Suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) foi o melhor do grupo que o perseguia em segundo, a 15s, e o belga Dylan Teuns (Israel – Premier Tech) foi terceiro, a 18s.

A etapa 3 do Skoda Tour começou por ser bastante atacada, com a fuga do dia a formar-se dentro dos primeiros 15km com 5 ciclistas, Bastien Tronchon (AG2R Citroën Team), Oliver Knight (Cofidis), Rémy Mertz (Bingoal WB), Gilles De Wilde (Team Flanders – Baloise) e Mats Wenzel (Leopard TOGT Pro Cycling). O grupo chegou a ter cerca de 5min de vantagem sobre o pelotão, mas a 100km EF Education – EasyPost e a Alpecin – Deceuninck começaram a reduzir a diferença, levando a discussão da etapa para os principais candidatos à geral.

A 81km do final, na primeira contagem de montanha do dia, o Montée de Munshausen, foi Wenzel a levar a melhor sobre os restantes. Bastien Tronchon atacou no Montée de Niklosbierg, ainda com 49km pela frente, naquela que era a segunda contagem de montanha do dia, ganhando uma pequena vantagem para os colegas da fuga. A UAE Team Emirates controlava a corrida, mas foi na segunda de três voltas ao circuito final que Ben Healy atacou, também ele em Niklosbierg, fazendo a ponte para Tronchon.

Healy foi ganhando diferença para os adversários na companhia do francês e ainda foi primeiro na contagem. O irlandês chegou a ter 50s de vantagem sobre o pelotão, mas as reações começaram a surgir. Natnael Tesfazion (Lidl – Trek) foi o primeiro a reagir, a 28km do final, mas sem sucesso. A 25km da chegada, a corrida partiu, com vários cortes a acontecer no pelotão. Foi já na última volta, a 18km do final, que Bastien Tronchon começou a descolar da roda de Ben Healy, sendo apanhado pelo grupo que os perseguia 2km depois. O irlandês ficou sozinho na frente.

Marc Hirschi (UAE Team Emirates) e Archie Ryan (Jumbo-Visma) eram quem controlava o grupo que perseguia Ben Healy. A 16km do final, Ryan atacou, provocando mais cortes no grupo principal, mas rapidamente foi alcançado por outros ciclistas. A 15km do fim, Brandon Mcnulty (UAE Team Emirates) atacou, e teve resposta por parte de Marc Hirschi, Archie Ryan, Dylan Teuns e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), que passaram a integrar um grupo de sete na perseguição ao irlandês.

A 11km do final, Matteo Jorgenson (Movistar Team) surgiu a puxar o segundo grupo perseguidor, que acabou por colar no primeiro, mas, a 6.2km do final, Ben Healy tinha já apenas 14s de vantagem. A curta vantagem acabou por se manter até final, com Healy a segurar terreno para a concorrência e a conquistar a vitória. O grupo perseguidor havia se desintegrado um pouco antes, com Marc Hirschi a conseguir ser segundo, a 15s do irlandês, e Dylan Teuns terceiro, a 18s.

Com a vitória, Ben Healy é o novo líder da classificação geral, e tem agora 19s sobre Marc Hirschi e 24s sobre Dylan Teuns. O irlandês é também o novo líder da juventude, Soren Kragh Andersen (Alpecin – Deceuninck) continua como líder da classificação por pontos e Mats Wenzel segue líder da classificação da montanha. A UAE Team Emirates lidera coletivamente.

Ben Healy é o novo líder do Skoda Tour de Luxembourg! Foto: Tim de Waele / Getty Images

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Serge Waldbillig

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock