Poderá Lotte Kopecky sagrar-se a primeira Campeã da Europa e do Mundo de Estrada no mesmo ano?

Os Campeonatos da Europa têm hoje a sua prova maior para o pelotão feminino, com as Elites a correrem a sua prova de fundo! Lorena Wiebes estará presente para defender o título conquistado no ano de 2022, mas o percurso de 2023 é algo diferente, podendo selecionar e até partir o pelotão com as sucessivas passagens pelo Col du VAM. Será, portanto, uma corrida distinta, e que deverá manter-se aberta até ao final, podendo terminar com a vitória ser discutida por um grupo escapado ou num sprint em pelotão reduzido.

Perfil

O percurso do Campeonato Europeu apresenta 130km entre Meppel e o Col du VAM, num traçado que é maioritariamente plano, com a exceção da rampa onde a corrida irá terminar, que será percorrrida por seis vezes. O pelotão entrará no circuito final ao km 59.5, e cruzará a meta pela primeira vez 2km depois, tendo, após esse momento, cinco voltas ao circuito de 13.7km para percorrer. Na sexta passagem pelo Col du VAM será então coroada a nova Campeã Europeia.

A chuva deverá ser um fator importante, e deverá tornar a corrida pesada, apresentando-se a partir da primeira hora de prova e até aos últimos kms de corrida. A nível de vento, a brisa deverá surgir abaixo dos 20km/h em praticamente todos os momentos, pelo que deverá ser praticamente impossível formar algum corte devido ao mesmo.

O perfil do Campeonato Europeu de fundo feminino

Favoritas

Com um final explosivo e bastante ao seu estilo, a Campeã Mundial, Lotte Kopecky, volta a ser a grande favorita a vencer e a conquistar mais uma importante corrida para o seu palmarés. A temporada da ciclista belga fala por si, e a conquista do último Simac Ladies Tour, onde venceu duas etapas, são um claro exemplo da forma que vem apresentando, e que lhe permitiu levantar os braços por 14 vezes em 2023! Kopecky deverá ser a ciclista mais capaz de explodir em velocidade no Col du VAM e é por isso a grande favorita a triunfar.

Lorena Wiebes deverá ser a principal adversária de Kopecky. As duas são colegas de equipa e têm corrido muitas vezes juntas durante a temporada e conhecem bastante bem as forças e fraquezas uma da outra. A evolução de Wiebes neste tipo de finais foi bastante notória desde a chegada à Team SD Worx, e por isso podemos esperar um grande duelo entre ambas. Elisa Bálsamo irá certamente intrometer-se nas contas pela vitória, e é também uma ciclista que beneficia muito deste tipo de final. Foi numa rampa relativamente parecida que se sagrou Campeã Mundial em 2021, e o Título Europeu coroaria uma temporada que só no último mês lhe começou a correr de feição.

Numa corrida que se possa fazer mais dura, surgem os nomes de Cecilie Uttrup Ludwig e Liane Lippert como candidatas às primeiras posições. As duas são bastante explosivas e podem brilhar num final deste estilo, mas beneficiariam de um percurso mais duro e que não se apresenta ao longo dos 130km. Em todo o caso, as suas nações jogarão em favor de ambas e espera-se que possam discutir o top5. Marlen Reusser será talvez o grande joker desta corrida pela sua imprevisibilidade. Um ataque da suíça pode levá-la a solo até à meta para uma grande vitória, mas também a sua explosão e ponta final tem evoluído ao longo da temporada, pelo que não podemos descartar a luta pelo top5 numa chegada num pelotão reduzido.

Christina Schweinberger e Anna Henderson serão também duas ciclistas a ter em conta, estando a atravessar o melhor momento da temporada. As duas são explosivas para poderem discutir as primeiras posições, mas também têm a panache para poderem surpreender com um ataque irreverente de longe. Demi Vollering é um nome que dispensa apresentações, e deverá apresentar-se como o braço direito de Wiebes. O final também pode ser jogado a seu favor, dependendo das circustâncias, mas espera-se que possa fechar nas 10 melhores enquanto gregária de luxo da compatriota. Katarzyna Niewiadoma deverá ser a principal aposta da Polónia, mas conta também com um percurso que é pouco exigente para as suas características, pelo que a disputa das primeiras posições deverá ser mais difícil.

Nota ainda para Silvia Persico, Mischa Bredewold , Pfeiffer Georgi, Marta Lach e Audrey Cordon-Ragot, todas elas candidatas a poderem terminar no top10.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky
⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes e Elisa Bálsamo
⭐⭐⭐ Cecilie Uttrup Ludwig, Liane Lippert e Marlen Reusser
⭐⭐ Christina Schweinberger, Anna Henderson, Demi Vollering e Katarzyna Niewiadoma
⭐ Silvia Persico, Mischa Bredewold, Pfeiffer Georgi, Marta Lach e Audrey Cordon-Ragot

Presença Portuguesa

Maria Martins é a única representante de Portugal, alinhando com o dorsal #89.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 1, a partir das 12h35.

Foto de Capa: Bart Hazen

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock