Karlijn Swinkels volta às vitórias 4 anos depois e é a primeira líder da AG Tour de la Semois!
A neerlandesa Karlijn Swinkels (Jumbo – Visma) venceu a primeira etapa do AG Tour de la Semois, uma ligação de 116.6km com partida e chegada em Vresse-sur-Semois, após conseguir isolar-se na frente da corrida 2km da meta. A suíça Noemi Ruegg (Jumbo – Visma) foi a mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser segunda a 13s e completou assim a dobradinha da equipa neerlandesa. A francesa Morgane Coston (Cofidis) completou o pódio.
A primeira etapa do AG Tour de la Semois começou com um ritmo alto. Durante vários kms, o ritmo manteve-se elevado e nenhuma ciclista conseguiu formar a fuga do dia. A 20km da meta, numa das subidas do dia, ataques aconteceram no pelotão e Megan Armitage (Team Arkéa-Samsic), Clara Koppenburg e Megane Coston (Cofidis), Quinty van de Gutche (Lotto Dstny), Karlijn Swinkels e Noemi Ruegg ficaram isolados na frente da corrida.
Poucos kms depois, Van de Gutche perdeu o contacto com o grupo da frente. A 7km da meta, a neerlandesa acabou por ser alcançada pelo pelotão que estava a 1:20 das cinco da frente. A 2km da meta, Swinkels atacou e nenhuma ciclistas teve capacidade para seguir a neerlandesa que conseguiu uma vantagem de 15s. Swinkels continuou com o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória em mais de 4 anos. Koppenburg lançou o sprint para Coston no grupo perseguidor, mas a francesa não conseguiu ser mais forte que Ruegg, que completou assim a dobradinha da Jumbo. Armitage foi 4ª a 13s e Koppenburg 5ª a 17s.
Karlijn Swinkels é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Noemi Ruegg é a melhor jovem e a primeira líder da classificação da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: AG Tour de la Semois