Balsamo bate Wiebes na etapa 1 do Simac Ladies Tour e regressa às vitórias quase 7 meses depois!
A italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek) venceu a etapa 1 do Simac Ladies Tour, uma jornada de 139.6km com partida e chegada em Gennep, e regressou de forma emocionada aos triunfos após uma temporada bastante difícil! Num apertado sprint, Balsamo saiu no momento perfeito e surpreendeu a Campeã Europeia Lorena Wiebes (Team SD Worx), que perdeu pela segunda vez um sprint pela vitória esta temporada e foi segunda. A líder da geral, Charlotte Kool (Team dsm-firmenich), completou o pódio do dia.
A primeira etapa em linha do Simac Ladies Tour começou com algumas movimentações, mas só ao km 38 do fim é que se formou a primeira tentativa de fuga com Alice Towers (Canyon//SRAM Racing), Quinty Ton (Liv Racing TeqFind) e Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg). As três rapidamente chegaram à terceira categoria de Mookerheide, onde Femke Gerritse foi primeira, mas foram alcançadas imediatamente a seguir.
Com o ritmo a manter-se razoável e o pelotão algo nervoso, só com apenas 74km por percorrer surgiu a fuga do dia, num grupo com Amalie Lutro (Uno-X Pro Cycling Team), Margaux Vigie (Lifeplus Wahoo) e femke De Vries (GT Krush Rebellease Pro Cycling). A vantagem do trio nunca foi superior a 40s, com o pelotão a controlar a iniciativa à distância. A 50km do fim, uma queda vitimou cerca de 10 ciclistas, mas a corrida prosseguiu sem desistencias deste incidente.
A 29km do fim, na segunda subida a Mookerheide, o pelotão aumentou o ritmo e alcançou as ciclistas escapadas, com Lieke Nooijen (Parkhotel Valkenburg) a aproveitar para vencer uma nova contagem de montanha. 4km depois, Lucinda Brand (Lidl-Trek) atacou, mas teve uma resposta pronta, com o pelotão a alongar-se bastante. Já com 15km para o fim, também Femke de Vries (Parkhotel Valkenburg) tentou o ataque, mas foi alcançada pelo pelotão já nos últimos 10km.
A corrida parecia encaminhar-se para um sprint, mas ainda houve tempo para mais um ataque por parte de Quinty Ton e Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck). As duas procuraram colaborar, mas a inicativa teve fim já nos últimos 3km, numa altura em que os principais comboios já se começavam a posicionar. A Lidl – Trek surgiu nos metros finais para lançar o spirnt e foi finalmente bem sucedida, aproveitando uma distração de Wiebes para conquistar o seu terceiro triunfo de 2023.
Com o terceiro posto na etapa, Kool segue na liderança da geral, com 2s sobre Balsamo e 3s sobre Wiebes, e também da classificação por pontos. Maike van der Duin (Canyon//SRAM Racing) segue na frente da juventude e Lieke Nooijen é a primeira líder da montanha. A Team SD Worx lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sportfoto Photoagency