3 em 3 e vão 10 em 2023! Olav Kooij volta a vencer e segue intocável no Tour of Britain!

O neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) venceu a etapa 3 do Tour of Britain, e somou o terceiro triunfo em três dias, ao bater ao sprint o compatriota Danny van Poppel (BORA – hansgrohe), novamente segundo, e o sprinter da casa, Ethan Vernon (Seleção da Grã-Bretanha), após 154.7km entre Goole e Beverley. Com esta vitória, Kooij é o 3º ciclista mais novo da história a chegar às 25 vitórias na carreira, sendo batido apenas por Eddy Merckx (por 2 dias) e Giuseppe Saronni.

Perfil da 3ª etapa do Tour of Britain

A terceira etapa do Tour of Britain apresentou um percurso sem grandes dificuldades, com um perfil ideal para um final ao sprint, onde a Jumbo – Visma poderia voltar a brilhar. A fuga do dia foi composta pelo líder da classificação da montanha, James Fouché (Bolton Equities Black Spoke), Harry Tanfield (TdT – Unibet) e Nicolas Sessler (Global 6 Cycling) logo a partir do km 2, com os fugitivos a obterem uma vantagem de pouco mais de 3min sobre o pelotão. James Fouché acabou por ter um dia muito positivo, tendo em conta que venceu as duas contagens de montanha do dia, consolidando assim a sua liderança da respetiva classificação.

O vento juntou-se à etapa, ainda que de forma algo moderada, mas acabou com as esperanças dos fugitivos. A 40 km da meta, a fuga parecia que ia ser anulada, mas o brasileiro da Global 6 Cycling e o britânico da TdT – Unibet não se deixaram ficar, voltando a atacar. A eles juntaram-se pouco depois Alexandar Richardson, Harry Birchill e Jack Rootkin-Gray, todos da formação de Saint Piran, que haviam escapado ao pelotão.

O grupo rapidamente foi alcançado a 35km da meta, mas as equipas não paravam de incomodar a Jumbo – Visma. Um grupo de 9 corredores conseguiu escapar às prestações com Nils Politt (BORA – hansgrohe), Gonzalo Serrano (Movistar), Connor Swift (INEOS Grenadiers), Jacob Scott e Matthew Bostock (Bolton Equities Black Spoke), Nathan van Hooydonck (Jumbo – Visma), Tim Naberman (Team DSM – Firmenich), Niccolo Parisi (Q36.5 Pro Cycling Team) e Rasmus Tiller (Uno-X Pro Cycling Team).

Mesmo com a presença de van Hooydonck na dianteira, a Jumbo assumiu a perseguição, e foi fechando espaços enquanto na frente toda a gente se atacava uma e outra vez. Nils Pollit conseguiu voltar a distanciar-se do grupo e levou consigo Matthew Bostock. Os dois mantiveram-se na frente até aos últimos 7km, sendo apanhados por um pelotão que já contava com a Movistar no auxílio à Jumbo – Visma. O final trouxe novo sprint com a formação neerlandesa a voltar a mostrar-se superior. Van Aert entregou uma vez mais Kooij na posição perfeita e o líder da geral arrancou para um grande sprint que lhe deu a vitória, desta vez sem o colega de equipa no pódio.

Olav Kooij segue na liderança do Tour of Britain!

Com novo triunfo, Olav Kooij mantém a liderança na geral dos pontos e da juventude de forma intocável, mas o pódio altera-se, com Danny van Poppel a subir à segunda posição e Max Kanter (Movistar) a terceiro. James Fouché é mais líder da montanha e a Uno-X Pro Cycling Team regressa à liderança coletiva.

Amanhã os atletas terão 166,6 km para percorrer entre Sherwood Forest e Newark-on-Trent, num dia onde será muito provável haver novo final ao sprint!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Zac Williams

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock