César Fonte vence em fuga a etapa 1 do GP JN, e é o primeiro líder da corrida!
O Imperador de Viana do Castelo, César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista), venceu a etapa 1 do Grande Prémio JN, que ligou Albergaria-a-Velha a Águeda num total de 141.7km, conseguindo aguentar uma jornada em fuga, batendo o pelotão por apenas 2s para se tornar o primeiro líder da prova! Rafael Silva (Efapel Cycling) venceu o sprint no pelotão para ser segundo, enquanto o espanhol Sergi Darder (High Level – GSport) foi terceiro e completou o pódio do dia.
A 1ª etapa do GP JN começou bastante atacada, com a fuga do dia a formar-se logo ao km 10 com quatro ciclistas: César Fonte, André Ramalho (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) e Ignacio Martínez (High Level – GSport) e Jonatan Montoya (Portos Windmob). Com 23km percorridos, Montoya perdia o contacto, deixando os restantes três companheiros de iniciativa na dianteira, eles que conquistaram quase 7min de vantagem sobre o pelotão, com 60km percorridos.
Na passagem pela única contagem de montanha do dia, em Fragosa, ao km 38.2, foi Ignacio Martínez a levar a melhor sobre os restantes, cenário que se veio a repetir na passagem pelo primeiro sprint intermédio do dia em Oiã, a 67.4km do final, com o espanhol a passar na frente. A 27.3km do final, no último sprint intermédio do dia, na Mealhada, foi André Ramalho a levar a melhor sobre todos, numa altura em que o pelotão baixava a diferença para a fuga para 2:40. Com os dois empatados na classificação, seria o primeiro na meta a envergar a camisola respetiva.
O pelotão nunca se conseguiu realmente aproximar da fuga, que a 20km do fim ainda contava 2min de avanço. A Efapel Cycling e a ABTF Betão – Feirense dividiam as despesas da corrida, e perante o ritmo elevadíssimo seria Martinez a ceder na frente, a 5km do fim. Os dois portugueses, César Fonte e André Ramalho, entravam no último km com 15s sobre o pelotão, mas apenas o Imperador conseguiu resistir, entrando na frente na última curva para conquistar a sua terceira vitória da temporada. O pelotão chegaria logo atrás, gastando apenas mais 2s, com Rafael Silva a vencer o sprint pelo segundo posto.
Com o triunfo, César Fonte é o primeiro líder do Grande Prémio JN, com Rafael Silva em 2º a 8s e André Ramalho em 3º a 9s. O Imperador lidera também na classificação por pontos, com Martinez a ser o primeiro líder da montanha e Ramalho dos sprints intermédios. Sergi Darder é o melhor jovem, e a Rádio Popular – Paredes – Boavista lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Igor Martins / Global Imagens