André Dutra vence etapa final da Volta a Portugal Júnior! Daniel Tenorio conquista a geral final!
O jovem açoriano André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves) venceu a etapa final da Volta a Portugal Júnior, uma ligação de 104km entre Mêda e Celorico da Beira, após integrar a fuga do dia! André foi também o primeiro e único português a vencer uma etapa nesta edição da Volta, deixando o brasileiro Andrey André (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) na segunda posição, a 22s, e o francês Damien Roux (Occitanie CF U19) na terceira posição, a 2:16.
A jornada final da Volta a Portugal Júnior começou com uma rápida formação da fuga do dia após Pedro Cunha (ABTF Betão – Bairrada) e Diogo Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) terem atacado nos primeiros metros da jornada. Os dois receberam pouco depois a companhia de Tiago Silva (Almodôvar / Formação Team Scav), Carlos Perez (Electromercantil / Gr100) e André Andrey (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact).
Os cinco ganharam uma vantagem de cerca de 1min sobre o pelotão, e disputaram o sprint intermédio de Trâncoso, ao km 23, com Carlos Perez a ser primeiro. A chegada à terceira categoria de Celorico da Beira viu Andrey André procurar fazer a diferença em busca da camisola da montanha, com um ataque a permitir que o líder da equipa de Roriz se isolasse dos restantes companheiros de fuga para ser primeiro. O pelotão acabou também por acelerar, e alcançou o grupo escapado logo após a subida, ao km 45, anulando assim a iniciativa.
Com 44km para o fim, Pedro Cunha voltou a atacar, e na resposta chegaram até si, novamente, Andrey André, agora com a companhia de André Dutra. Os três permaneceram juntos por algum tempo, mas na terceira categoria de Cruzinha, a 25km do fim, Andrey voltou a acelerar e só André foi capaz de seguir consigo. Os dois mantiveram-se juntos até ao topo da subida, onde o brasileiro voltou a ser primeiro para se colocar, pela primeira vez, na liderança virtual da montanha.
A partir daí, a dupla manteve-se junta quase até final, num clima de entreajuda mútua que muito bonito foi de assistir! Na terceira categoria de Aldeia da Serra, a menos de 15km do fim, Andrey voltou a ser primeiro, e garantiu a vitória virtual na montanha, faltando apenas a contagem final na meta. A 10km do fim, a vantagem dos dois escapados era de 1:25, mas o reduzido pelotão não foi capaz de os perseguir, e a 3km do fim percebia-se que a vitória estava na frente, perante uma diferença de 2:30. Foi já apenas na subida final que se definiu o vencedor, com Andrey a quebrar já dentro do km final, e André Dutra a seguir para a vitória na etapa. Os favoritos chegariam já a mais de 2min, com Damein Roux a levar a melhor na subida final e a ser terceiro.
O líder da geral, Daniel Tenorio (GSport+Watios) foi sexto na etapa e garantiu a vitória na geral final, batendo Pablo Lospitao (Electromercantil – Gr100) por 46s e Finlay Hawker (ABTF Betão – Bairrada) por 2:59, ele que foi o melhor jovem. Lospitao venceu por pontos, Andrey André a montanha e a ABTF Betão – Bairrada venceu coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC