Daniel Tenorio vence contrarrelógio e reforça liderança da Volta a Portugal Júnior!
O espanhol Daniel Tenorio (GSport+Watios) venceu o contrarrelógio da Volta a Portugal Júnior, um exercício individual de 15.4km em Souto, batendo o seu compatriota Pablo Lospitao (Electromercantil – Gr100) por apenas 7s, para somar a sua segunda vitória em dois dias e ganhar terreno aos adversários! O terceiro posto ficou para o Campeão Nacional da especialidade, Manuel Marques (ABTF Betão – Bairrada), gastando mais 10s que o vencedor.
Perante um momento decisivo de mais uma Volta a Portugal Júnior, cedo se começou a perspetivar o que o contrarrelógio poderia trazer. João Tomásio (Santa Maria da Feira – Segmento d´Época) estabeleceu o primeiro tempo de referência em 22:07 e lá permaneceu até à chegada dos grandes candidatos, com o ciclista da equipa feirense a terminar no top10 da jornada. Depois de uma hora na cadeira quente, foi só com a chegada do Campeão Nacional de contrarrelógio que tudo se alterou, quando Manuel Marques fez o relógio parar em 21:42.
Perante a iminência dos grandes candidatos chegarem, o líder da equipa da Bairrada viu José Moreira e Daniel Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel – Tensai / Sambiental / Santa Marta), Finlay Hawker (ABTF Betão – Bairrada) e Tiago Santos (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) ficarem logo atrás de si, e recuperar algum do tempo perdido. José Moreira aproximou-se bastante em 21:45, mas não conseguiu superar o adversário, enquanto Hawker chegou em 21:57, Tiago Santos em 22:00 e Daniel Moreira em 22:01. Também Diego Valério se conseguiu defender, cumprindo o percurso em 22:08 para fechar o top10 do dia.
Os dois primeiros da geral foram também os dois primeiros no contrarrelógio, numa discussão de vitória que se estendeu até ao último momento. Lospitao foi o penúltimo a chegar, e registava o melhor tempo em 21:39, superando Manuel Marques por apenas 3s, mas Tenório vinha mais forte e cumpria o contrarrelógio em 21:32, para assegurar a sua segunda vitória em três etapas.
Com o triunfo, a vantagem de Tenório é agora maior, dispondo de 58s de vantagem sobre Lospitao, e 1:32 sobre Finlay Hakwer, que continua a comandar na juventude. Tenorio permanece na frente da montanha e é agora o novo líder por pontos, enquanto a ABTF Betão – Bairrada é a nova líder por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC