Romain Grégoire em modo monstro vence a etapa inaugural do Tour du Limousin!
O francês Romain Grégoire (Groupama-FDJ) venceu a primeira etapa do Tour du Limousin, uma ligação de 165.7km entre Rilhac-Rancon e Bénévant L’Abbaye, após protagonizar um fantástico ataque a cerca de 18km da meta. O francês Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team) foi segundo a 19s e o australiano Michael Storer (Groupama-FDJ) terceiro a 20s.
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Tom Mainguenaud (Van Rysel-Roubaix Lille Métropole), Samuele Zoccarato (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè), Oliver Mattheis (Bike Aid), Andrea Pietrobon (EOLO-Kometa Cycling Team) e Jean-Louis Le Ny (Nice Metropolis Côte d’Azur) a formarem a fuga do dia. A 138km do fim, na primeira contagem do dia, Mattheis foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinha 4:25 de vantagem sobre o pelotão. A 118km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Zoccarato foi o mais forte. Poucos kms depois, Zoccarato sofreu uma queda e o italiano acabou por abandonar a corrrida.
A 46km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Mattheis foi buscar a pontuação máxima. A vantagem da fuga era de 1:45 sobre o pelotão. 10km depois, no terceiro sprint intermédio do dia, Mainguenaud acabou por ser o mais forte. Geoffrey Soupe e Paul Ourselin (TotalEnergies) atacaram mas os dois franceses foram rapidamente alcançados pelo pelotão. A cerca de 28km do fim, Mattheis, Le Ny e Mainguenaud deixaram de ter capacidade para seguir Pietrobon que foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia.
A 20km da meta, Pietrobon foi alcançado pelo pelotão onde a Groupama-FDJ impunha um ritmo elevado. 2km depois, Grégoire atacou e ninguém seguiu o francês. A Intermarché-Circus-Wanty tentava fechar o espaço. A 15km da meta, na última contagem do dia, Grégoire foi o primeiro a passar no topo. Benoit Cosnefroy e Lorenzo Rota (Intermarché-Circus-Wanty) atacaram e Michael Storer (Groupama-FDJ) seguiu os dois que tentavam chegar a Grégoire.
Km após km, Grégoire foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores para conquistar assim a sua terceira vitória da temporada. Storer atacou no último km e largou Cosnefroy e Rota, mas o australiano não tinha o segundo lugar garantido, pois Cosnefroy largou Rota e passou Storer, nos metros finais, para ser segundo a 19s. Rota foi 4º a 29s. Maxime Jarnet (Van Rysel-Roubaix Lille Métropole) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 5º a 37s. Destaca-se a boa etapa de Paul Magnier e Adrien Boichis (Trinity Racing) que foram 11º e 20º, ambos a 37s.
Romain Grégoire é o primeiro líder da classificação geral, da juventude e da classificação da montanha. Tom Mainguenaud é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios e Andrea Pietrobon foi o combativo do dia.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images