Tim Merlier regressa às vitórias na acidentada etapa 1 do Tour de Pologne e é o primeiro líder!
O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a primeira etapa do Tour de Pologne, de 184km com partida e chegada em Poznan, batendo ao sprint o neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) e o colombiano Fernando Gaviria (UAE Team Emirates).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Kamil Malecki (Q36.5 Pro Cycling Team), Filippo Ridolfo (Team Novo Nordisk) e Norbert Banaszek e Patryk Stosz (Poland National Team) a formarem a fuga do dia. A 171km do fim, no primeiro sprint bonificado do dia, Stosz foi buscar a bonificação máxima. 2km depois, na única contagem do dia, Banaszek foi o primeiro a passar no topo. A 151km do fim, no segundo sprint bonificado do dia, Stosz foi buscar a pontuação máxima. A fuga do dia tinha cerca de 2:00 de vantagem sobre o pelotão.
A 117km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Banaszek foi buscar a pontuação máxima. 17km depois, no último sprint bonificado do dia, Stosz foi buscar a bonificação máxima. A cerca de 75km do fim, Malecki isolou-se na frente da corrida e foi buscar a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. A 63km do fim, Malecki foi alcançado pelos três perseguidores. 8km depois, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão.
A 10km da meta, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A estrada estava bastante escorregadia e bastante perigosa para os ciclistas. A 6km da meta, uma queda aconteceu no pelotão e os portugueses João Almeida e Rúben Guerreiro e os principais favoritos à geral parecem ter ficado cortados. A 2km da meta, mais uma queda aconteceu no pelotão que provocou mais um pequeno corte.
No último km, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Na última curva, Bert Van Lerberghe (Soudal Quick-Step) comandava o grupo com Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) e Merlier na sua roda. Kooij estava mal colocado e Mick Van Dijke (Jumbo – Visma) tentava trazar o neerlandês para a frente do pelotão. Nos metros finais, Bennett lançou o sprint, mas o irlandês foi rapidamente ultrapassado por Merlier que tinha Kooij a chegar à sua roda. O neerlandês não teve capacidade para passar o belga que venceu assim a etapa 1 do Tour de Polongne. Gaviria passou Bennett, nos últimos metros, para ser terceiro.
Devido ao que aconteceu na etapa devido às classificações climatéricas, a organização decidiu dar o mesmo tempo a todos os ciclistas. João Almeida (UAE Team Emirates) foi 110º e Rúben Guerreiro (Movistar Team) 146º.
Tim Merlier é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Norbert Banaszek é o primeiro líder da classificação da montanha e Patryk Stosz é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images