Remco Evenepoel vence Donostia San Sebastian e iguala recorde de vitórias! Rui Costa fecha em 8º!
O Campeão Mundial Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu a 43ª Donostia San Sebastian Klasikoa, clássica do País Vasco com 230.3km ao redor das difíceis subidas da região, batendo ao sprint o basco Pello Bilbao (Bahrain Victorious) após os dois se distanciarem de Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) já na subida final! O ciclista da equipa alemã fechou o pódio a 28s, num dia em que Rui Costa (Intermarche – Circus – Wanty) voltou a estar muito bem, terminando em 8º a 3:02.
A esperada Donostia San Sebastian Klasikoa trouxe o regresso do ciclismo World Tour quase uma semana após o final do Tour de France e esperava um grande duelo entre ciclistas de grande qualidade. Logo nos kms iniciais, Biniam Girmay (Intermarche – Circus – Wanty) e Remco Evenepoel ficaram envolvidos numa queda, com o eritreu a acabar por abandonar após estarem decorridos 30km. A fuga do dia formou-se nos primeiros 53km com Romain Bardet (Team DSM – Firmenich), Nathan van Hooydonck (Jumbo – Visma), Mikel Iturria (Euskaltel – Euskadi), Julien Bernard (Lidl – Trek) e Franck Bonnamour (AG2R Citroen Team). André de Carvalho (Cofidis) foi um dos ciclistas que tentou fazer a fuga, mas não teve sucesso.
O pelotão deixou o grupo ganhar cerca de 5min de vantagem, com as principais equipas a controlarem o espaço, sabendo que teriam em Bardet um elemento perigoso e que poderia ser difícil de alcançar. A 98km do fim, Bonnamour foi o primieiro a descolar, acabando alcançado pelo pelotão 3km depois, enquanto começavam a surgir novos ataques com Ivan Cortina (Movistar), Lawson Craddock (Team Jayco – AlUla) e Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) a colocarem-se em posição intermédia.
Na subida a Erlaitz, com o seu início a 76km do fim, a fuga partiu-se definitivamente, com Bardet a isolar-se por alguns momentos, sendo depois alcançado por Nathan van Hooydonck, já numa fase mais fácil da corrida. No pelotão, os homens intermédios eram alcançados, e era Remco Evenepoel a atacar e a dar a grande machadada na corrida. Com ele seguiram apenas Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost), Pello Bilbao e Aleksandr Vlasov, com os quatro a chegarem à dianteira a 70km do fim, formando assim um grupo de seis unidades na frente.
A vantagem do grupo foi crescendo à medida que os kms passavam, e os ataque que surgiam não surtiram qualquer efeito. Foi já em nova subida que a corrida ganhou novos contornos, a 42km do fim em Mendizorrotz. O ritmo de Evenepoel fez o grupo na frente destruir-se, sobrando apenas Bilbao e Vlasov. No pelotão, que se reduzia a um grupo de cerca de 20 ciclistas, Felix Gall (AG2R Citroen Team) tentou fazer a diferença, levando na sua companhia Tiesj Benoot (Jumbo – Visma). Os dois conseguiram recuperar cerca de 10s numa primeira fase, mas acabaram por ficar em posição intermédia. O belga cedeu algum terreno já próximo do fim, e Mikel Landa (Bahrain Victorious) alcançou o austríaco no final da subida, mas o grupo acabaria por alcançá-los já em fase plana, a cerca de 1:45 da frente com 35km por percorrer. Daí até à última subida, apenas Nathan van Hooydonck trabalhou no grupo e isso fez-se sentir nas diferenças, com a desvantagem para os ciclistas na frente a chegar aos 3:00, já com menos de 15km por percorrer.
Chegados à subida final, a pouco menos de 9km do fim, foi Pello Bilbao a entrar na frente, mas os três rapidamente se colocaram lado a lado na tentativa de medir forças. A posição das motos voltou a não ser a ideal, com demasiada proximidade para os ciclistas, e as indicações do diretor de corrida pareciam não surtir qualquer efeito. Remco Evenepoel acabou por assumir o ritmo na dianteira, e deixou os adversários em dificuldades. Primeiro foi Bilbao a abrir um par de metros, mas o basco acabou por encostar cerca de 200m depois, ainda na subida. O ritmo do Campeão Mundial não deixava ninguém confortável, mas Bilbao marcou posição aumentando o ritmo, o que colocou Vlasov em nítidas dificuldades!
Bilbao e Evenepoel cruzaram o topo da subida na frente, e o espanhol passou para a dianteira para se posicionar na descida, onde era claramente o mais forte. Os dois ganharam cerca de 25s para Vlasov com uma excelente colaboração e acabaram por discutir a vitória final ao sprint. Bilbao foi quem tomou a dianteira nos últimos 450m, mas não foi capaz de bater o Campeão Mundial, que venceu pela terceira vez a clássica do País Vasco em outras tantas participações. A vitória igualou o recorde do espanhol Marino Lejarreta, vencedor das duas primeiras edições em 1981 e 1982, e também em 1987.
Vlasov cortou a meta na terceira posição, a 28s, enquanto a disputa pelo quarto lugar sorriu a Neilson Powless (EF Education – EasyPost), que cortou a meta a 2:50 do vencedor, após atacar nos kms finais. Ion Izagirre (Cofidis) foi quinto a 2:57, com Toms Skujins (Lidl – Trek) a vencer o sprint pelo sexto posto, a 3:02.
Rui Costa (Intermarche – Circus – Wanty) voltou a realizar mais uma grande exibição, e cortou a meta no oitavo posto, assegurando mais um top10 numa das mais importantes corridas do Mundo!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos