Johannes Staune-Mittet vence a etapa 3 do Czech Tour num final muito disputado! Lipowitz segue líder!
A jovem promessa norueguesa Johannes Staune-Mittet (Jumbo – Visma) venceu a terceira etapa do Czech Tour, uma ligação de 158.9km entre Moravska Trebova e o alto de Cervenohorske Sedlo que proporcionava a etapa rainha da competição! O líder da geral, o alemão Florian Lipowitz (Bora – Hansgrohe), defendeu-se bem e conseguiu manter a liderança, após ser segundo a apenas 2s do vencedor, enquanto o estónio Rein Taaramae (Intermarche – Circus – Wanty) completou o pódio do dia, 10s depois.
A jornada rainha da Volta à Chéquia prometia um grande dia de ciclismo, com cinco contagens de montanha e um sprint intermédio ao longo de quase 160km, apresentando um final em alto onde tudo se iria decidir! A fuga do dia foi composta pelo italiano Samuele Zoccarato (Green Project – Bardiani CSF – Faizané), e pelos checos Michael Kukrle (Team Felbermayr Simplon Wels), Daniel Turek (ATT Investments), Michael Boroš (Elkov – Kasper) e Tomáš Kalojíros (RRK Group – Pierre Baguette – Benzinol), num grupo que chegou a ter mais de 7min de vantagem sobre o pelotão.

Quando se iniciou a primeira grande subida do dia a Přístřešek logo após o sprint intermédio e com cerca de 55km pela frente, as equipas da Bora – Hansgrohe e da EOLO – Kometa aumentaram o ritmo no pelotão, o que fez com que a vantagem dos fugitivos fosse diminuindo gradualmente. Quando a Jumbo – Visma começou a pegar no grupo, o tempo de vantagem da fuga diminuiu muito rapidamente. Percebia-se que a Jumbo tinha alguma cartada para jogar, e na segunda subida a Přístřešek foi Johannes Staune-Mittet a atacar, ele que estava a apenas 35s da liderança da geral.
O ataque gerou a reação da Bora, por intermédio de Florian Lipowitz, mas não foi suficiente para fechar o espaço, e assim Johannes Staune-Mittet conseguiu chegar a estar quase 1min à frente do alemão, colocando a mão na liderança virtual da corrida. Entretanto, ainda havia um dos homens da fuga do dia na frente de Staune-Mittet, o italiano Zoccarato. O norueguês alcançou o fugitivo na subida final, mas acabou por se deparar com um problema, a aproximação de Lipowitz, que trazia consigo Rein Taaramae.
Num emocionante final em que qualquer cenário poderia prevalecer, Staune Mittet conseguiu manter uma escassa margem para o alemão e venceu a etapa 3 do Czech Tour! Florian Lipowitz terminou apenas 2s depois, e Taaramae a 10s, na terceira posição. Zoccarato conseguiu ainda ser quarto, enquanto os restantes candidatos à geral chegaram já a cerca de 1:45, um registo que coloca o vitória praticamente entre os dois primeiros do dia.
O único português em prova, Daniel Lima (Israel – Premier Tech) foi 44º na etapa, a 12:55, em mais uma excelente exibição, e é agora 39º na geral, a 14:40 do líder.
Com o segundo posto no dia, Florian Lipowitz mantém a liderança da geral, tendo agora 29s de vantagem sobre Johannes Staune-Mittet, e da classificação por pontos. O norueguês da Jumbo – Visma é o melhor jovem e lidera a classificação da montanha. A Jumbo – Visma lidera coletivamente.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Czech Tour