Florian Lipowitz vence jornada de montanha na etapa 2 do Czech Tour, e é o novo líder!

O alemão Florian Lipowitz (BORA – Hansgrohe) venceu a etapa 2 do Czech Tour, uma ligação de 163.4km entre Olomouc e o alto de Pustevny, depois de bater nos metros finais o jovem norueguês Per Strand Hagenes (Jumbo – Visma) num sprint em subida! O norueguês Anders Haaland Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) foi terceiro, a 23s, levando a melhor num grupo perseguidor com cerca de 20 unidades.

O jovem português Daniel Lima (Israel – Premier Tech) fez uma excelente etapa, terminando em 41º a 1:31, como o terceiro melhor elemento da sua equipa!

A segunda jornada da Volta à Chéquia trouxe o primeiro dia de alta montanha, contabilizando um sprint intermédio e duas contagens de montanha, com uma dupla passagem por aquela que seria a subida final, pelo que o pelotão iria reconhecer aquilo que teria pela frente na grande decisão da etapa, a ascensão a Pustevny, uma subida com 7.9km e uma pendente média de 6.7%.

Perfil da segunda etapa do Czech Tour

Os corajosos que formaram a fuga do dia foram Toby Perry (EF Education – Nippo Development), Matus Stocek (ATT Investments), Matej Zahalka (Elkov – Kasper) e Ruben Apers (Team Flanders – Baloise). Só por volta do km 50 o grupo escapou, chegando a ter uma vantagem superior a 7min sobre o pelotão. O austríaco Josef Dirnbauer (Team Felbermayr Simplon Wels) ainda tentou fazer a ponte para a frente, mas não foi capaz e acabou alcançado pelo pelotão.

No sprint intermédio de Trojanovice, Stocek foi primeiro, e na subida foi Zahalka o mais forte, com o grupo a perder uma grande parte da vantagem que trazia. Na descida após a primeira subida a Pustevny, líder da geral, Itamar Einhorn (Israel – Premier Tech) sofreu uma queda, e foi forçado a abandonar. A Bora – hansgrohe e a EOLO – Kometa assumiram o comando do pelotão, e fizeram a diferença reduzir-se progressivamente até aos kms decisivos.

Na entrada para a última ascensão a Pustevny, Zahalka destacou-se na dianteira, enquanto Stocek era alcançado pelo pelotão, que entrava num ritmo muito forte. Zahalka ainda resistiu até próximo dos últimos 5km, mas foi alcançado com o trabalho da Jumbo – Visma. Entrados nos últimos 5km, Florian Lipowitz lançou um primeiro ataque, e só Per Strand Hagenes o seguiu. Os dois conseguiram cooperar e ganharam cerca de 20s ao pelotão.

A dupla entrou no km final com cerca de 25s de vantagem, e acabou a discutir a etapa, com Lipowitz a ser mais forte, e a destacar-se de Hagenes para vencer a etapa! O noruguês foi assim segundo, perdendo ainda 2s para o alemão. Cerca de 25s chegou um grupo com 20 unidades, com Anders Halland Johanessen a levar a melhor na luta pelo terceiro posto, ganhando cerca de 2s à concorrência direta.

Daniel Lima terminou a etapa em 41º, a apenas 1:31 do vencedor, em mais uma boa prestação do jovem português da Israel – Premier Tech!

Após a segunda etapa, Florian Lipowitz é o novo comandante da geral, tendo agora 6s sobre Hagenes, que é o melhor jovem. O alemão da Bora – hansgrohe comanda também a classificação por pontos e Matej Zahálka (Elkov – Kasper) é o líder da montanha.

Florian Lipowitz é o novo líder do Czech Tour

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Marketa Navratilova / SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock