Felix Engelhardt vence primeira etapa e é o primeiro líder da Vuelta Castilla & León!
O alemão Felix Engelhardt (Team Jayco – AlUla) venceu na tarde desta quarta-feira a etapa inaugural da Vuelta a Castilla & León, batendo ao sprint o italiano Alessandro Fedeli (Q36.5 Pro Cycling Team), o neerlandês Alex Molenaar (Electro Hiper Europa) e o espanhol Ivan Garcia Cortina (Movistar) para se assumir o primeiro líder da prova. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi o melhor português na etapa, tendo terminado em 17º, a 8 segundos do vencedor.
A primeira etapa da 37ª Vuelta a Castilla & León teve início e chegada em Sória, totalizando 169km. O percurso era bastante acidentado, com um final que poderia testar os homens mais explosivos. Pelo meio, estavam quatro pontos intermédios, com dois sprints intermédios e dois prémios de montanha de 2ª categoria. De referir que em prova está presente uma equipa portuguesa, a Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua, que traz 5 dos 11 portugueses em prova, sendo os outros 5 distribuídos pelas equipas da NSJBI Victoria Sports, Electro Hiper Europa e UAE Team Emirates.
A jornada teve uma fuga constituída por cinco elementos, Jetse Bol (Burgos – BH), Íñigo Elosegui (Equipo Kern Pharma), Abel Balderstone (Caja Rural – Seguros RGA), August Jensen (Human Powered Health) e Jose María García (Electro Hiper Europa), que chegou a ter 5:40 sobre o pelotão, controlado pelas equipas da Movistar e da Jayco – AlUla, que mantiveram a diferença sempre sob controlo. Os dois sprints foram vencidos por August Jensen, enquanto que Jetse Bol foi o primeiro nas duas subidas categorizadas, garantindo assim ambos a subida ao pódio do dia.
Quando esta desvantagem estava nos 30 segundos, Jeremy Cabot (Team TotalEnergies) lançou um ataque, alcançou a fuga e, a 28km do fim, seguiu sozinho, chegando a ter 1:50 de vantagem. O francês não resistiu ao vento frontal e acabou por ser alcançado a 5km do final da etapa. As quedas foram marcando também o final do dia, deixando alguns corredores afetados e fora da disputa pela vitória na etapa.
Nos últimos 3.5km, Felix Engelhardt, Alex Molenaar, Alessandro Fedeli e Iván Garcia Cortina conseguiram isolar-se numa rampa e acabaram a discutir a vitória. Ao sprint, foi o alemão da Team Jayco – AlUla, Felix Engelhardt, o mais forte, levando assim a vitória na etapa! Alessandro Fedeli foi segundo e Alex Molenaar terceiro, com o principal favorito do grupo, Cortina, a ser apenas quarto. O melhor dos 11 portugueses na etapa foi Rui Oliveira, tendo conseguido terminar na 17ª posição a apenas 8 segundos!
Após a 1ª etapa, Felix Engelhardt lidera a geral, com 4s sobre Fedeli e 6s sobre Molenaar. August Jensen é o líder da classificação por pontos e também dos sprints intermédios. Jetse Bol lidera a classificação da montanha e a Jayco – AlUla é a melhor equipa.
Amanhã decorre a última etapa da prova, com um perfil montanhoso e acidentado, entre Coca e Segovia, num total de 186.2 km.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency