Yara Kastelijn vence em fuga a etapa 4 do Tour de France Femmes! Lotte Kopecky segue líder!

A neerlandesa Yara Kastelijn (Fenix-Deceuninck) venceu a quarta etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 177.1km entre Cahors e Rodez, após isolar-se na frente da corrida a 19km do fim. A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) foi segunda a 1:11 e a neerlandesa Anouska Koster (Uno-X Pro Cycling Team) terceira a 1:12.

A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 165km do fim, Henrietta Christie (Human Powered Health) saltou do pelotão e ficou isolada na frente da corrida. 3km depois, a neozelandesa foi alcançada pelo pelotão. A 160km do fim, Anouska Koster (Uno-X Pro Cycling Team), Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health), Sheyla Gutierrez (Movistar Team), Yara Kastelijn e Marthe Truyen (Fenix-Deceuninck), Kathrin Hammes (EF Education-TIBCO-SVB), Alice Arzuffi (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Lucinda Brand (Lidl – Trek), Coryn Labecki (Jumbo – Visma), Christine Majerus (Team SD Worx), Thalita de Jong e Jeanne Korevaar (Liv Racing TeqFind), Romy Kasper (AG Insurance-Soudal Quick-Step) e Célia Le Mouel (St Michel-Mavic-Auber93) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. Logo a seguir, na primeira contagem do dia, Koster foi buscar a pontuação máxima.

A fuga do dia (Foto: Le Tour de France Femmes)

A 92km depois, na segunda contagem do dia, Koster foi buscar a pontuação máxima. A fuga do dia tinha uma vantagem de 9:00 sobre o pelotão. A 47km do fim, no sprint intermédio, Kasper foi buscar a pontuação máxima. A vantagem do grupo da frente sobre o pelotão continuava nos 9:00. 10km depois, Mischa Bredewold (Team SD Worx) atacou e foi seguida por Elisa Balsamo (Lidl – Trek). Poucos metros depois, as duas foram alcançadas. Logo a seguir, Lotte Kopecky (Team SD Worx) atacou e foi seguida por Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing), mas as duas foram rapidamente alcançadas.

A 34km do fim, na terceira contagem do dia, Koster foi buscar a pontuação máxima. A 29km do fim, no sprint bonificado, Cordon Ragot foi buscar 6s de bonificação e Kastelijn 4s. Poucos metros depois, Cordon-Ragot e Kastelijn isolaram-se na frente da corrida, mas as duas foram alcançadas em menos de 2kms. No pelotão, a Movistar acelerou e Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) acabou por atacar mas as principais favoritas conseguiram seguir. Logo a seguir, Kopecky atacou, mas a belga não conseguiu sair do pelotão. A marcação fez com que alguns metros depois, algumas ciclistas que cederam conseguiram reentrar no pelotão.

Lotte Kopecky mostrou o quanto em forma está na etapa (Foto: Getty Images)

A 20km da meta, Kastelijn atacou e só Cordon-Ragot a conseguiu seguir. 1km depois, Cordon-Ragot deixou de ter capacidade para seguir Kastelijn. A 15km da meta, na quarta contagem do dia, Kastelijn foi a primeira a passar no topo. 6km depois, a neerlandesa tinha 1:26 de vantagem sobre as perseguidoras, 2:45 sobre Kopecky e 3:05 sobre o grupo das favoritas. Logo a seguir, na última contagem do dia, Kastelijn foi a primeira a passar no topo. No grupo das favoritas, a Movistar acelerou e partiu o grupo. A 8km da meta, Demi Vollering atacou e Vleuten teve dificuldades em seguir a neerlandesa mas acabou por conseguir seguir a sua roda.

A 4.8km da meta, Vollering e Vleuten foram alcançadas por Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek), Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing), Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Quick-Step), Juliette Labous (Team DSM-Firmenich) e Lotte Kopecky. Sheyla Gutierrez e Romy Rasper que estavam intermédias também foram alcançadas por este grupo. Kastelijn tinha 1:30 de vantagem sobre Koster, Le Mouel, Hammes, Arzuffi, Majerus, Cordon-Ragot, Brand e De Jong e 2:00 sobre o pelotão.

Demi Vollering pensou que tinha ganho a etapa (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

A 2.2km da meta, Labous atacou e tentava ganhar segundos às principais favoritas à geral. Kastelijn continuou com o seu ritmo e a neerlandesa estreou-se assim a vencer no World Tour. No início da rampa final, Labous acabou por ser alcançada. Vleuten atacou logo no início da rampa e Vollering seguiu a Campeã do Mundo. O grupo das favoritas acabou por alcançar o grupo das perseguidoras quando Koster atacou para tentar ser segunda na etapa. Nos metros finais, Vollering largou Vleuten e conseguiu passar Koster para ser segunda a 1:11. Anouska Koster foi 3º a 1:12. Longo Borghini, Niewiadoma e Pasio ainda conseguiu colar na roda de Vleuten que foi 4º a 1:13.

Lotte Kopecky foi 14º a 1:27, a belga segue líder da classificação geral e tem agora 43s sobre Demi Vollering e 51s sobre Moolman-Pasio, Niewiadoma, Borghini e Vleuten. Kopecky também manteve a liderança da classificação por pontos. Anouska Koster é a nova líder da classificação da montanha e Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) manteve a liderança da juventude. Yara Kastelijn foi a combativa do dia.

Lotte Kopecky segue a camisola amarela (Foto: Tour de France Femmes)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Le Tour de France Femmes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock