Filippo Ganna vence ao sprint etapa 1 do Tour de Wallonie e é o primeiro líder da geral!
O italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) venceu a primeira etapa do Tour de Wallonie, uma ligação de 189.6km entre Huy e Hamoir, batendo ao sprint o italiano Davide Ballerini (Soudal Quick-Step) e o belga Arne Marit (Intermarché-Circus-Wanty).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Johan Meens (Bingoal WB), Alex Colman (Team Flanders – Baloise), Jonathan Couanon (Nice Métropole Côte d’Azur) e Olivier Godfroid (Baloise Trek Lions) a formarem a fuga do dia. A 182km do fim, na primeira contagem do dia, Meens foi o primeiro a passar no topo.
A 104km do fim, na segunda contagem do dia, Meens foi o primeiro a passar no alto. 13km depois, na terceira contagem do dia, o belga foi novamente o mais forte. O quarteto da frente tinha cerca de 2:25 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Lotto Dstny, pela Ineos Grenadiers e pela Soudal Quick-Step.
A 53km do fim, na quarta contagem do dia, Meens foi o primeiro a passar no topo. 8km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Colman foi buscar a pontuação máxima. A 43km do fim, Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) atacou e o neerlandês conseguiu fazer a ponte para os quatro da frente. 20km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Couanon foi buscar a bonificação máxima. A 14km da meta, na quinta contagem do dia, Meens foi novamente o mais forte.
A 12km da meta, Ronhaar atacou e ficou isolado na frente da corrida. O resto dos fugitivos do dia foram alcançados pelo pelotão. A 7.9km da meta, Ronhaar foi alcançado. 800 metros depois, no último sprint intermédio do dia, Loic Vliegen (Intermarché-Circus-Wanty) foi buscar 3s de bonificação, Mathias Vacek (Lidl – Trek) 2s e Ewen Costiou (Team Arkéa-Samsic) 1s.
Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Nos metros finais, a Soudal Quick-Step comandava o pelotão. Após a última curva, Ganna lançou o sprint com Ballerini na sua roda. O italiano da Quick-Step não conseguiu passar o italiano da Ineos que venceu assim pela terceira vez nesta temporada. Marit foi mais forte que Elia Viviani (Ineos Grenadiers) para ser terceiro. Arnaud De Lie (Lotto Dstny), o principal favorito a vencer a etapa de hoje, estava mal colocado e foi apenas 15º.
Filippo Ganna é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Mathias Vacek é o primeiro líder da juventude. Alex Colman é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios e Johan Meens é o primeiro líder da classificação da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images