Pogacar renasce das cinzas e vence etapa 20 do Tour! Vingegaard é 3º e garante a camisola amarela!

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a vigésima etapa do Tour de France, uma ligação de 133.5km entre Belfort e Le Markstein Fellering, batendo ao sprint o austríaco Felix Gall (AG2R Citroen Team) e o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma).

A etapa começou com diversas tentativas de ataque com Victor Campenaerts e Jasper de Buyst (Lotto Dstny) a ficarem isolados na frente da corrida. A 114km do fim, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, vários ataques aconteceram mas nenhum deles teve sucesso. A 110km do fim, na primeira contagem do dia, Giulio Ciccone (Lidl – Trek) foi o primeiro a passar no topo. Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) e Felix Gall (AG2R Citroen Team) não lutaram pelos pontos da montanha na contagem. Logo a seguir, Neilson Powless (EF Education-EasyPost) tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso.

Rui Costa tentou integrar a fuga do dia nos kms iniciais (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

A 101km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Sepp Kuss (Jumbo – Visma). Kuss voltou rapidamente ao pelotão, mas o americano tinha um cortes na cara e nos braços. Rodriguez voltou à bicicleta, o espanhol tinha uns cortes no braço esquerdo e na cara e tentava reentrar no pelotão. A queda provocou um corte no pelotão e um grupo composto por Dylan Van Baarle e Vingegaard (Jumbo – Visma), Michal Kwiatkowski e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), Stefan Kung (Groupama-FDJ), Powless, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Ciccone, Mattias Skjelmose Jensen e Mads Pedersen (Lidl – Trek), Ion Izagirre e Axel Zingle (Cofidis), Krists Neilands (Israel-Premier Tech), Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic), Maxim Van Gils (Lotto Dstny), Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) ficou isolado na frente da corrida.

A 90km do fim, Rodriguez reentrou no pelotão. O grupo da frente estava perto de ser alcançado e Pidcock, Van Gils, Neilands, Van der Poel, Landa, Alaphilippe, Burgaudeau, Powless, Kung, Ciccone, Skjelmosej Jensen, Pedersen, Izagirre e Zingle ficaram isolados na frente da corrida. A 83km do fim, a Bora atacou com Jai Hindley e mais três ciclistas, mas Adam Yates (UAE Team Emirates) conseguiu fechar o espaço. O grupo na frente acabou por partir e Pidcock, Ciccone, Skjelmose Jensen, Barguil, Van Gils e Neilands acabaram por ficar isolados na frente da corrida. A 77km do fim, Ciccone foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia.

A 69km do fim, Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) atacou e conseguiu juntar-se ao grupo da frente. Logo a seguir, na terceira contagem do dia, Ciccone foi o primeiro a passar no topo. A 67km do fim, Chris Harper (Team Jayco-Alula) também conseguiu fazer a ponte para a frente da corrida. 5km depois, Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich), Valentin Madouas (Groupama-FDJ) e Rigoberto Úran (EF Education-EasyPost) juntaram-se ao grupo da frente que tinha cerca de 1:00 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates.

Primeiro ataque de Thibaut Pinot (Photo by THOMAS SAMSON/AFP via Getty Images)

A 54km do fim, na quarta contagem do dia, Ciccone foi o primeiro a passar no topo e o italiano garantiu-se assim a vitória da classificação da montanha. A 34km da meta, Pinot acelerou e foi seguido por Madouas, Harper, Ciccone, Barguil e Pidcock. 3km depois, Pinot atacou e isolou-se na frente da corrida. A 25km da meta, o francês tinha cerca de 25s de vantagem sobre Harper, Pidcock e Barguil, 1:00 sobre Madouas e 1:10 sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma.

A 22km da meta, David Gaudu (Groupama-FDJ) caiu a descer e o francês voltou à bicicleta, mas não conseguiu reentrar no pelotão. 7km depois, Harper deixou de ter capacidade para seguir Pidcock e Barguil. No pelotão, a UAE aumentou o ritmo. A 13.4km da meta, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) atacou e foi seguido por Vingegaard. 300 metros depois, Felix Gall (AG2R Citroen Team) tentou passar direto pelos dois, mas Vingegaard seguiu a sua roda. A 12.7km da meta, Barguil e Pidcock alcançaram Pinot. Adam Yates (UAE Team Emirates) e Simon Yates (Team Jayco-Alula) atacaram e foram seguidos por Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e os quatro tentavam chegar ao grupo de Pogacar e Vingegaard,

A 12km da meta, os três perseguidores juntaram-se aos três da frente. Poucos metros depois, Gall acelerou e foi seguido por Vingegaard e Pogacar. Simon Yates largou Adam Yates, Bilbao, Rodriguez, Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) e Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) e tentava fazer a ponte para a frente da corrida. Adam Yates atacou uns metros depois e tentava chegar ao seu irmão que estava com Pinot e Barguil. Pidcock esperou por Rodriguez que tentava manter o seu quarto lugar na geral. A 10.3km da meta, Adam Yates chegou a Simon Yates, Barguil e Pinot. 1km depois, Pinot e Barguil deixaram de ter capacidade para seguir os irmãos Yates. Bilbao largou Rodriguez e tentava ganhar tempo ao seu compatriota.

Gall, Vingegaard e Pogacar isolados na frente da corrida (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

A 8km da meta, na última contagem do dia, Gall foi o primeiro a passar no topo. 3km depois, os irmãos Yates alcançaram os três da frente. Os cinco seguiram juntos e Adam Yates passou para o comando do grupo. No último km, Yates começou a preparar o sprint para Pogacar. Nos metros finais, Vingegaard lançou o seu sprint de longe, mas o dinamarquês foi rapidamente ultrapassado por Pogacar que continuou com o seu forte sprint para vencer assim a etapa 20 do Tour. Gall passou Vingegaard, nos últimos metros, para ser segundo.

Simon Yates foi 4º e o britânico conseguiu subir a 4º na geral. Adam Yates foi 5º a 7s e o britânico da UAE conseguiu segurar o seu lugar no pódio. Thibaut Pinot bem tentou vencer a etapa, o francês bem pode ficar satisfeito com o último Tour que fez e acabou por ser o combativo do dia. Carlos Rodriguez bem sofreu, o espanhol não conseguiu ficar em 4º na geral, mas pelo menos conseguiu manter-se no top5. Sepp Kuss também sofreu bastante, mas o americano conseguiu terminar a etapa. O espanhol e o americano foram guerreiros na etapa de hoje.

Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) tentou integrar a fuga nos kms iniciais mas acabou por não conseguir, mas ainda assim, o português fez uma grande etapa e foi 22º a 5:07. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 47º a 12:27.

Jonas Vingegaard garantiu a vitória na classificação geral e Tadej Pogacar garantiu a vitória da juventude. Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) garantiu a vitória na classificação por pontos e Giulio Ciccone garantiu a vitória da classificação da montanha.

Jonas Vingegaard garantiu a camisola amarela (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Le Tour de France

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock