David Gonzalez vence etapa 1 do Troféu Joaquim Agostinho! Rafael Reis segue líder!
O espanhol David Gonzalez (Caja Rural – Seguros RGA) venceu ao sprint a etapa 1 do Grande Prémio de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, uma ligação de 156.7km entre Sobral de Monte Agraco e Foz do Arelho, batendo o português João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) e o argentino Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), para conquistar a sua primeira vitória como profissional.
A primeira etapa em linha do Troféu Joaquim Agostinho começou por ser bastante atacada, como já é habitual em Portugal, mas sem que uma fuga se formasse nos primeiros 20km. Maurício Moreira venceu o sprint intermédio de Arruda dos Vinhos, ao km 22.7, com Artem Nych a ser segundo, e Frederico Figueiredo terceiro. Logo após o sprint, formou-se finalmente a fuga do dia, com Daniel Dias (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e Joan Marti Bennassar (Electro Hiper Europa) a escaparem do pelotão.
Com a vantagem da fuga a aumentar, ao km 31.6, Daniel Dias venceu o sprint intermédio de Sobral de Monte Agraço. Ao km 45.6, Bennassar foi primeiro na terceira categoria do Parque Eólico da Carvoeira, com Pedro Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) a ter atacado pouco antes no pelotão e a rodar intermédio, sendo alcançado pouco depois, percorridos 53km. Na frente, Bennassar e Dias rodavam com 2:20 sobre o pelotão.
A pouco mais de 80km do fim, no sprint intermédio do Turcifal, Daniel Dias voltou a ser primeiro, e 10km depois, na Adega de S. Mamede, o mesmo cenário voltou a suceder. A 53km do fim, os ciclistas passaram no topo da segunda contagem de montanha do dia, a terceira categoria do Forte São Vicente, onde Bennassar passou novamente na dianteira, com a dupla a ser alcançada 3km depois. Daí até final, apenas existiu o Ponto Quente do Bombarral, com Joel Beltran (Caja Rural – Seguros RGA) a garantir 6s de bonificação, seguido de Tiago Antunes (Efapel Cycling), que arrecadou 4s, e Maurício Moreira, que assegurou 2s.
A Glassdrive – Q8 – Anicolor e a ABTF Betão – Feirense tomaram conta do pelotão na aproximação à meta, colocando um ritmo alto em aproximação a um esperado final ao sprint. No km final, a Caja Rural não deixou mais ninguém tomar conta do pelotão e lançou o sprint em grande velocidade, lançando David Gonzalez para uma vitória sem contestação! O espanhol bateu João Matias e Tomas Contte, e celebrou assim o seu primeiro triunfo como profissional.
Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor) chegou na 16ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, e segue no comando da geral, agora com apenas 1s sobre Maurício Moreira e 6s sobre Tiago Antunes. Pedro Silva (Glassdrive – Q8 – Anicolor) permanece o melhor jovem, Davide Gonzalez lidera por pontos, Joan Marti Bennassar na montanha e Daniel Dias nos sprints intermédios. A Glassdrive – Q8 – Anicolor comanda coletivamente.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: João Fonseca