A semana perfeita do “Lagarto”! Narváez encerra Volta à Áustria com 3ª etapa ganha, geral, e pontos!
Jhonatan Narváez fechou a sua participação na 72ª edição da Österreich-Rundfahrt, o Tour of Austria, com chave de ouro, ao vencer a 5ª e última etapa da competição, garantindo o triunfo na classificação geral e na classificação por pontos! No segundo posto da tirada, à imagem do que tinha acontecido na etapa 3, no outro final em subida da competição, terminou o etíope Welay Hagos Berhe, da Team Jayco – AlUla.
O último dia de Volta à Áustria apresentava uma jornada com 155.8 km, entre Ybbs an der Donau e Sonntagberg, com os ciclistas a enfrentarem um percurso com muito sobe e desce e com um final em subida.
No início da jornada, formou-se a fuga do dia, com a movimentação de Lucas Hamilton (Team Jayco AlUla), Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck), Mathias Reutimann (Team Felbermayr Simplon Wels), Jon Knolle (Team Vorarlberg), Nick Bangert (P&S Benotti), Adam Ťoupalík (Elkov – Kasper), Oliver Knudsen (Leopard TOGT Pro Cycling), e Artur Sowinski (Voster ATS Team). A 100 km do final, este grupo rodava com 4’30” de avanço sobre o pelotão controlado pela formação do líder Jhonatan Narváez, a INEOS Grenadiers.
Com a entrada da corrida na fase mais dura do percurso, começaram os ataques no grupo principal, com alguns corredores a conseguirem isolar-se, nomeadamente Pascal Ackermann (UAE Team Emirates), Tobias Bayer (Alpecin – Deceuninck), Miguel Heidemann (Leopard TOGT Pro Cycling), e Emanuel Zangerle (Team Felbermayr Simplon Wels). Apenas os três últimos haveriam de alcançar a frente da corrida, com Ackermann a perder o contacto durante a subida a Sankt Leonhard.
No circuito final, houve seleção tanto na fuga, como no pelotão. Na segunda passagem pela meta, atacou Laurance, com o homem da Alpecin a resistir na dianteira até aos 2km finais. No grupo principal, a Jayco – AIUla trabalhava na tentativa preparar o final para Jesús David Peña e Welay Berhe. No entanto, tal como tinha acontecido no final em subida da etapa 3, Narváez estava totalmente em controlo de todas as operações. Já dentro do km final, Jason Osborne (Alpecin – Deceuninck) tentou aumentar o ritmo para eliminar os seus adversários, mas acabou apenas por servir de lançamento para Narváez e Berhe se lançarem rumo à meta. Nos metros finais, o equatoriano foi mais forte que o etíope, vestejando mais uma vitória nesta Volta à Áustria! No terceiro posto, fechou Osborne, o que acaba por lhe valer o segundo lugar na classificação geral.
No rescaldo desta semana por estradas austríacas, domínio total para o “Lagarto de Sucumbíos”, com três etapas conquistadas, vitória na geral e também na classificação por pontos! No pódio final, Narváez é acompanhado por Osborne, a 41 segundos, e Peña, a 45, com o colombiano a garantir a vitória na classificação da juventude. Patryk Stosz (Voster ATS Team) leva o título de melhor trepador, enquanto a Jayco – AIUla vence na classificação por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto: EXPA