José Sousa vence a solo em Resende! Luís Mendonça segue no comando do GP Douro Internacional!

José Sousa (Kelly – Simoldes – UDO) venceu a quarta etapa do Grande Prémio Douro Internacional, uma ligação de 142.7km com partida e chegada em Resende, após atacar já dentro dos 10km finais para conquistar a sua primeira vitória em Elites! O grupo reduzido de favoritos chegou 17s depois, com Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) a ser segundo e a dar a dobradinha à equipa de Oliveira de Azeméis após bater o líder da geral, Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor), que foi terceiro.

Numa etapa que começou com a devida homenagem a Gino Mader, ciclista falecido após a etapa 5 do Tour de Suisse, foi ao km 14 que se formou a fuga do dia, com António Carvalho e Santiago Mesa (ABTF Betão – Feirense), Nuno Meireles (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Gonçalo Amado e Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), Valter Pereira (AP Hotels – Tavira – SC Farense), José Sousa (Kelly – Simoldes – UDO), Gonçalo Leaça e André Ramalho (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e Carlos Gutierrez e Vojtech Kminek (Equipo Cortizo) a ganharem rapidamente 20s sobre o pelotão.

Com a vantagem a aumentar, César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) saiu no encalço da fuga, mas não conseguiu chegar à frente, sendo absorvido depois pelo pelotão comandado pela Glassdrive – Q8 – Anicolor, ao km 32. Os fugitivos detinham 1:40 de vantagem ao km 44, mas a vantagem teve a tendência de aumentar progressivamente, com o bom trabalho dos ciclistas na frente. 3km depois estava colocado o sprint intermédio em Peso da Régua, que acabou por ser ganho por Gonçalo Carvalho. Ao km 59, Vicente de Mateos (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) atacou no pelotão e sozinho fez a ponte para a frente, consumada 12km depois.

A diferença começou a cair um pouco antes, e já após o ponto médio da etapa, com apenas 68km por percorrer, situava-se na casa do minuto. Na frente, André Ramalho era primeiro na terceira categora de São Tomé de Covas, para defender a camisola da montanha do seu colega de equipa, Rodrigo Caixas. No pelotão, Hugo Nunes e César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) lançaram um novo ataque, e demorariam apenas 5km a chegar à dianteira, que apresentava 1:15 de avanço sobre o pelotão. A vantagem voltou a crescer, mas a fuga perdia Gonçalo Leaça, vítima de furo.

A 47km do fim, Gonçalo Leaça voltava a juntar-se à frente, mas a corrida parecia controlada pela Glassdrive – Q8 – Anicolor, que comandava o pelotão a 1:20. A vantagem voltou a aumentar com os vários ataques na fuga a pouco mais de 30km do fim, e na frente restavam apenas António Carvalho, Gonçalo Amado, César Fonte e Hugo Nunes, Gaspar Gonçalves, José Sousa, Carlos Gutierrez e Vojtech Kminek, que tinham apenas 35s sobre o pelotão a 22km do final.

O grupo foi perdendo progressivamente unidades durante e após a última subida do dia, a segunda categoria de Cárquere, ganha por António Carvalho. O pelotão era já um reduzido grupo de favoritos e na frente via-se a possibilidade de vencer cada vez mais remota. Porém, a 10km do fim foi José Sousa a aproveitar para fazer a diferença com um forte ataque. O ciclista da Kelly rapidamente ganhou 25s de vantagem, e enquanto os restantes colegas de fuga foram sendo alcançados, ele aguentou e venceu a etapa a solo, para conquistar o seu primeiro triunfo nos elites! O grupo de favoritos chegou 17s depois, com Luís Gomes a bater Luís Mendonça ao sprint pelo segundo posto.

Com os resultados do dia, Luís Mendonça segue na liderança da geral, com 21s de vantagem sobre Luís Gomes, que é agora segundo, e também da classificação por pontos. Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) é o melhor jovem, Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) permanece na frente da montanha, Gonçalo Carvalho dos sprints intermédios e a Glassdrive – Q8 – Anicolor como a melhor equipa.

Luís Mendonça partirá de amarelo e com 21s de vantagem para a etapa final!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock