Será Remco Evenepoel capaz de ganhar os segundos necessários para vencer o Tour de Suisse?
Disputa-se hoje a última etapa do Tour de Suisse que nos promete uma fantástica batalha pela etapa e pela classificação geral. Remco Evenepoel é o principal favorito a vencer a etapa, mas a grande questão é, será o belga capaz de ganhar mais de 46s a Mattias Skjelmose Jensen? Juan Ayuso também não pode ser descartado da luta pela geral, será que teremos um espanhol, um belga ou dinamarquês a vencer o Tour de Suisse em 2023?
Perfil
A última etapa do Tour de Suisse é um contrarrelógio de 25.7km entre St.Gallen e Abtwil. Os primeiros 17kms do contrarrelógio com quase todos planos, mas terão algumas zonas de falso plano. Depois os ciclistas terão de passar por uma rampa de 1.6km a 8.2%. Após esta rampa, os ciclistas terão uma zona em falso plano de cerca de 3.5km. Após esta zona de falso plano, os ciclistas descem durante cerca de 4kms até à linha de meta. O contrarrelógio favorece ciclistas como Remco Evenepoel, mas um ciclista como Wout Van Aert também poderá estar na luta.

Favoritos
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) é o principal favorito a vencer o contrarrelógio. Evenepoel não está na sua melhor forma, mas mesmo assim o belga vai dar tudo para tentar vencer mais uma etapa e a classificação geral. Wout Van Aert (Jumbo – Visma) e Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) são os maiores adversários de Evenepoel. Van Aert está a subir de forma e o belga vai dar tudo para tentar vencer a etapa pois tem aqui a sua última oportunidade para vencer uma etapa no Tour de Suisse. Skjelmose Jensen está em boa forma, o dinamarquês tem 18s sobre Ayuso e 46s sobre Evenepoel na geral e irá dar tudo para tentar acabar o Tour de Suisse com a camisola amarela, mas o ciclista da Trek não terá uma tarefa fácil.
Juan Ayuso (UAE Team Emirates) está em boa forma e o espanhol vai dar tudo para tentar vencer a geral, mas terá uma grande tarefa pela frente. Matteo Sobrero (Team Jayco-Alula) está a andar bem nesta temporada, o italiano dá-se bem em contrarrelógios deste estilo e poderá muito bem lutar por um lugar do pódio. Wilco Kelderman (Jumbo – Visma) regressou em boa forma e o neerlandês vai dar tudo neste contrarrelógio para tentar subir ao top4 da geral.
Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost) não está na sua melhor forma, mas o suíço vai dar tudo para tentar vencer o contrarrelógio em honra de Gino Mader. Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) parece estar em boa forma e o dinamarquês pode muito bem lutar por um lugar do top5 na etapa de hoje. Ben Tulett (Ineos Grenadiers) já mostrou que se dá-se bem em contrarrelógios deste estilo e poderá muito bem lutar por um lugar do top5. Maximilian Schachmann (Bora-Hansgrohe) parece estar a subir de forma e o alemão parece ter capacidade para terminar no top10 na etapa de hoje.
Nota ainda para Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team), Romain Grégoire (Groupama-FDJ), Ion Izagirre (Cofidis), Neilson Powless (EF Education-EasyPost) e Dylan Teuns (Israel – Premier Tech) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel
⭐⭐⭐⭐ Wout Van Aert e Mattias Skjelmose Jensen
⭐⭐⭐ Juan Ayuso, Matteo Sobrero e Wilco Kelderman
⭐⭐ Stefan Bissegger, Kasper Asgreen, Ben Tulett e Maximilian Schachmann
⭐ Harold Tejada, Romain Grégoire, Ion Izagirre, Neilson Powless e Dylan Teuns
Presença Portuguesa
Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) era o único português presente, mas o português não partiu na etapa 7.
Transmissão em Direto
A etapa 8 contará com transmissão em direto no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/live2.php – a partir das 13h30.
Foto de capa: Giro d’Italia